*Victória Sales – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nomeou o ex-deputado federal Gedeão Amorim para o cargo de secretário-executivo de Projetos, vinculado ao seu gabinete. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nessa terça-feira (8).
Gedeão Amorim, que já ocupou diversos cargos públicos ao longo de sua carreira política, assume a nova função em um momento delicado para a administração municipal. O ex-deputado possui um histórico de irregularidades em sua carreira política. O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) o multou por falhas na gestão de recursos destinados ao transporte escolar da Prefeitura de Careiro Castanho em 2006. Além disso, em 2012, ele foi condenado a mais de sete anos de prisão em regime semiaberto por crime contra a administração pública, devido à dispensa ilegal de licitação para serviços de transporte escolar nos municípios de Manacapuru e Iranduba, na região metropolitana de Manaus.
Vale ressaltar que o prefeito de Manaus colocou vereadores não reeleitos e está acomodando diversos ex-deputados da base aliada para ocupar cargos de grande escalão dentro da Prefeitura de Manaus, entres eles estão, Sassá da Construção Civil, Fransuá, Alonso Oliveira e Wallace Oliveira. Além do ex-deputado estadual, Tony Medeiros que assumiu o Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Esses ex-vereadores são os mesmos que apoiaram Almeida na campanha eleitoral de 2024 e também dentro do parlamento municipal. A gestão de David Almeida vem sendo criticada por acomodar diversos ex-candidatos e políticos da base aliada em cargos públicos. A medida gera debate sobre o uso de recursos públicos e a priorização de interesses políticos em detrimento das necessidades da população.
Leia mais:
Cabide de empregos: vereadores não eleitos assumem cargos estratégicos na gestão de David Almeida