Manaus, quinta-feira 4 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

David Almeida erra ao atacar críticos e jornalistas, avalia cientista político

Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tem dado cada vez mais sinais de que será candidato ao governo  do Amazonas e pode contar com alguns feitos de seu mandato para propaganda. No entanto, o cientista político Helso Ribeiro avalia que o chefe do Executivo municipal peca ao atacar oposicionistas e jornalistas que fizeram comentários e reportagens críticas a sua gestão.

“As pessoas podem amar ou odiar essa pessoa, mas ela vai ter coisas para mostrar, e o David Almeida não está fora. Ele vai ter coisas, sim, para mostrar, muita realização. O problema é que, às vezes, e eu não estou falando dele ainda exatamente, essas pessoas podem não gostar de receber críticas. Então, quando eles recebem críticas, eles tentam, por vezes, gritar com quem está criticando”, disse.

Helso Ribeiro lembra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que por diversas vezes entrou em conflito com jornalistas que o questionavam. O prefeito David Almeida, o cientista político lembra, já fez isso por pelo menos duas vezes, além de ter desmerecido “o valor de reportagens críticas”.

Em julho, o prefeito chamou a jornalista Rhyvia de Araújo, da BlinkTV, de “fuxiqueira”. Na época da campanha pela reeleição em 2024, David Almeida também entrou em conflito com a equipe do portal Radar Amazônico e os acusou de fazer “jornalismo de bodó” ao ser questionado sobre supostas ligações entre ele e o então vice-prefeito Marcos Rotta com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Aliados se aproximam do PDT e David Almeida se afasta cada vez mais de Omar Aziz
David Almeida ataca jornalista após questionamento sobre obra que não foi confirmada tecnicamente: “tu é fuxiqueira, não é jornalista”
Em meio à polêmica, Implurb libera roda-gigante de David Almeida cinco dias depois da inauguração

Mais antigamente, em seu primeiro mandato, o prefeito reagiu de forma hostil a questionamentos da jornalista Gabriela Alves e acusou o portal o qual ela representava, o Amazonas1, de extorsão.

“Você está sendo usada. A sua chefe quer extorquir a prefeitura, e eu não vou servir à extorsão deles. O chefe do seu blog quer extorquir o povo de Manaus […]. Eles querem tirar R$ 160 mil por mês da prefeitura. Isso é roubo.”, disse na ocasião.

Campanha antecipada

As críticas de David Almeida a matérias jornalísticas críticas à sua gestão deram um novo passo nessa quarta-feira (3), quando o prefeito publicou em suas redes sociais que começaria “a operação Verdade” para combater “as mentiras que se espalham por aí”.

“Quando a verdade demora a chegar, a mentira se espalha com facilidade. A verdade, é que trabalhando para resolver os problemas de Manaus, não consegui, no tempo certo, entender essa nova dinâmica que as redes sociais trouxeram. Tudo é rápido, tudo viraliza, inclusive a mentira”, disse.

No vídeo, o prefeito mostra ainda obras de sua gestão, como 3,5 mil ruas recapeadas pelo programa Asfalta Manaus, os beneficiados pelo programa habitacional do município e a construção do bairro planejado Parque Mosaico. Opositores consideraram que o vídeo poderia configurar campanha antecipada, já que David Almeida, embora não tenha dito, tem se comportado como pré-candidato ao governo do Amazonas.

O vereador Rodrigo Guedes (PP) afirmou que “depois de praticamente cinco anos de Operação Mentira, agora o prefeito fala em Operação Verdade” e questionou se ele mostraria as promessas não cumpridas, os gastos do #SouManaus Passo a Paço e “a verdade da roda-gigante” envolta em polêmicas inaugurada na Ponta Negra e onde foram gastos os recursos dos empréstimos aprovados pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Na verdade, o prefeito parece que agora está fazendo uma estratégia eleitoral, porque ele está querendo criar um ambiente. Ele quis puxar esse gancho de pré-campanha, de campanha eleitoral antecipada para, sob o argumento de mostrar a verdade, começar a mostrar os supostos feitos dele como prefeito. Só que com R$ 40 bilhões que ele já teve de orçamento nesses cinco anos, foi muito pouco”, criticou.

Apesar da crítica de Guedes, o cientista político Helso Ribeiro considerou que existe uma linha tênue entre comunicação de governo e propaganda antecipada. No caso de David Almeida, sua comunicação não configura propaganda antecipada por ele não ter se colocado como candidato e não ter feito pedido explícito de voto, fatores cruciais para penalidades na Justiça Eleitoral.

“Eu não vejo dessa forma. Como eu salientei, eu acho que ele é candidato e ele está tentando mostrar obras que ele fez realmente. Isso não tem como discutir. Ele vai, como qualquer um que governe qualquer cidade, estado ou país por mais de dois anos, ter coisas para mostrar. No meu entendimento, ele não está com propaganda antecipada, ainda que essa fronteira seja tênue. Ele está com propaganda da prefeitura que ele exerceu esses últimos seis anos, é isso”, explicou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.