*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) notificou o prefeito de Manaus, David Almeida, o vice-prefeito, Renato Júnior, e o empresário Leonel Couto para apresentarem defesa, em um prazo de cinco dias, diante de acusações de abuso de poder político e econômico.
A ação foi movida pela ex-candidata a vice-prefeita Maria do Carmo Seffair (Novo), que alega que veículos contratados pela Prefeitura de Manaus, por meio da empresa Leo Rent a Car, teriam sido utilizados para fins eleitorais. Segundo o processo nº 0601150-18.2024.6.04.0062, os automóveis supostamente desviados pertenciam a diversas secretarias municipais, incluindo Infraestrutura (Seminf), Educação (Semed), Assistência Social (Semasc) e Limpeza Urbana (Semulsp).
Na ação, Maria do Carmo solicita que os investigados sejam condenados ao pagamento de multa de R$ 106.410,00 para cada veículo utilizado irregularmente, com base no artigo 73, inciso I, da Lei 9.504/97.
O juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo deferiu a solicitação para a produção de provas e determinou que os citados apresentem suas respostas antes de qualquer decisão judicial sobre o caso.