*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está sendo alvo do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que instaurou um procedimento preparatório eleitoral para apurar suposta prática de improbidade administrativa e de propaganda eleitoral antecipada. A informação consta na Portaria de Promotoria n° 001/2025/MPE/31ªZE, divulgada no Diário Oficial do MP-AM da quarta-feira (19).
Assinado pelo promotor eleitoral, Hilton Serra Viana, no dia 17 de fevereiro deste ano, o procedimento aponta que houve possível propaganda eleitoral antecipada por meio de identidade visual de documentos, veículos, obras e edificações e da publicidade oficial da prefeitura de Manaus.
“Considerando a notícia de possíveis irregularidades eleitorais relativas asuposto ato de improbidade administrativa e de propaganda eleitoral antecipada em benefício do Sr. David Antônio Abisai Pereira de Almeida, à época, pré-candidato ao cargo de Prefeito Municipal de Manaus/AM, por meio de identidade visual de documentos, veículos, obras e edificações e da publicidade oficial do Poder Executivo do Município de Manaus/AM, oriundas da Representação da lavra do Exm o Sr. William Robert Lauschner, vereador, Partido Cidadania, Câmara Municipal de Manaus/AM”.
O MP nomeou um servidor de apoio administrativo lotado na Promotoria Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral para funcionar como secretário após o procedimento ser registrado na Justiça.
Em um prazo de 10 dias, David Almeida deve apresentar ao MP informações sobre as alterações na publicidade oficial da prefeitura de Manaus e na identidade visual de documentos, veículos, obras e edificações, ocorridas na gestão de 2021/2024.
Além disso, Almeida deverá responder se a identidade visual utilizada por sua gestão possui cunho político partidário, ou seja, se possui similaridade com a identidade e objetivos de seu partido Avante.