*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um novo episódio de desrespeito à imprensa marcou essa quarta-feira (23) em Manaus, quando o prefeito David Almeida (Avante) dirigiu uma ofensa pessoal a uma jornalista. Durante o anúncio da construção de um aquário na capital amazonense, o prefeito referiu-se à repórter Rhyvia de Araújo como “fuxiqueira” ao ser questionado sobre os custos e a viabilidade da obra.
O momento, registrado em vídeo pela Blink TV – veículo para o qual Rhyvia trabalha –, mostra David Almeida deixando o evento. Ao ser abordado pela profissional sobre o valor do empreendimento, o prefeito admitiu desconhecer o custo. Quando a jornalista insistiu em saber como uma obra poderia ser anunciada sem tal informação, Almeida retrucou de forma contundente: “Tu não é jornalista, tu é fuxiqueira”, antes de se afastar em seu veículo, acompanhado por seguranças e assessores.
Este episódio soma-se a um histórico de atritos do prefeito com a imprensa local. Em outubro de 2021, David Almeida já havia reagido de maneira agressiva ao ser inquirido pela repórter Gabriela Alves, do Portal Amazonas 1, sobre suspeitas de irregularidades na distribuição de apartamentos para famílias de baixa renda na cidade.
Mais tarde, em 2022, o prefeito elevou o tom ao chamar um repórter de “jornalista de bodó” e ameaçar: “Nós vamos banir vocês”. Essa declaração ocorreu em uma coletiva de imprensa, convocada para esclarecer uma reportagem que indicava um relatório da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. O documento sugeria que a campanha de David Almeida, em 2020, teria supostamente destinado R$ 70 mil ao Comando Vermelho em troca de apoio político.
Ver essa foto no Instagram
