Search
booked.net
Search
Close this search box.

David Almeida aparece em lista de prefeitos negros do Brasil

Foto: Reprodução/Instagram

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Um levantamento publicado na terça-feira (29) pela Folha de S. Paulo intitulado “Os 6 prefeitos negros entre 26 capitais”, o nome do prefeito de Manaus David Almeida (Avante) foi, mais uma vez, alvo de polêmica sobre sua auto declaração como negro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do Blog do Botelho.

De acordo com o blog, David Almeida “mudou” sua cor de “branco” em 2018, quando disputou o Governo do Amazonas, e alterou o registro de candidatura dele de 2020, só neste ano, para “pardo”, usando a mesma cor no registro para disputar as eleições de 2024.

A declaração de dados falsos foi considerada possível crime de falsidade ideológica prevista no Artigo 350 do Código Penal. Atualmente, a lei eleitoral prevê aumento de repasse partidário e candidatos pretos e pardos.

Por se declarar “pardo”, David Almeida teria se beneficiado tendo direito aos benefícios aprovados a partir da decisão do TSE. Isso ocorre porque nos registros de candidatos, a classificação racial segue o modelo de autodeclaração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizado no Censo Demográfico. O órgão considera que pessoas pretas e pardas são negras.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.