*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A pesquisa do instituto Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em primeiro lugar com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua na vice-liderança com 28% dos votos, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 8%. Os números oscilaram dentro da margem de erro em relação à última pesquisa do instituto em maio, confirmando o favoritismo do petista.
Os demais candidatos da terceira via não subiram muito. Em quarto lugar está o deputado federal André Janones (Avante-MG), com 2% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB), o empresário Pablo Marçal (Pros) e a cientista social Vera Lúcia (PSTU) empatam com 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa:
- o empresário Felipe d’Avila (Novo);
- a economista Sofia Manzano (PCB);
- o ativista Leonardo Péricles (UP);
- o ex-deputado José Maria Eymael (DC);
- o deputado federal Luciano Bivar (União);
- e o general Santos Cruz (Podemos).
De acordo com o Datafolha, 7% pretendem votar em branco, nulo ou não votariam em nenhum dos candidatos. Por fim, 4% dizem que não sabem em quem votar.
Fatos pesam contra Bolsonaro
A pesquisa presidencial é a primeira do Datafolha após o reajuste dos combustíveis, a morte de Bruno Pereira e Dom Philips e da investigação contra o ex-ministro Milton Ribeiro. Apesar da oscilação favorável a Bolsonaro, os números ficaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa divulgada no fim de maio, que mostrava Lula com 48% e Bolsonaro com 27%. Os tropeços recentes de Lula com o eleitorado conservador afetaram as intenções de voto.
Ciro Gomes segue como o candidato da terceira via com mais votos, isolado no terceiro lugar em todas as pesquisas.