*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28/07) teve poucas alterações em relação à última. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém no primeiro lugar com 47% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que oscilou positivamente, mas dentro da margem de erro, para 29%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) mantém sua posição, estacionado no terceiro lugar com 8% das intenções de voto. Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula poderia vencer o pleito ainda no primeiro turno.
Os demais candidatos continuam na linha da baixa votação. Oficializada nesta semana, a senadora Simone Tebet (MDB) aparece no levantamento com 2% das intenções de voto. O deputado federal André Janones (Avante) vem na sequência com 1%, empatando com o empresário Pablo Marçal (Pros) e a socióloga Vera Lúcia Salgado (PSTU). Os candidatos Luiz Felipe ‘Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC), Luciano Bivar (União) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
A nova pesquisa difere muito pouco da última divulgada em junho, com uma pequena alteração na margem de erro de 2% em favor de Bolsonaro. O levantamento já engloba o período após a queda dos preços dos combustíveis e do anúncio de aumento no Auxílio Brasil, fruto de um esforço de aliados do presidente da República para contornar sua alta rejeição.
Primeiro turno
Caso as eleições fossem realizadas hoje, o petista poderia vencer o pleito ainda no primeiro turno. Excluindo os votos brancos e nulos, Lula teria 53% dos votos válidos ante a 33% do presidente Jair Bolsonaro. Ciro Gomes pontuaria 9%, um resultado menor do que em sua empreitada nas eleições de 2018.
Os demais candidatos teriam a mesma porcentagem mostrada na pesquisa Datafolha. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022.O instituto ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades brasileiras e possui um índice de confiança de 95%.