*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (15/9) afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve os 45% de intenções de voto da última pesquisa. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou negativamente de 34% para 33% das intenções de voto, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Na terceira via, Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente, enquanto as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) entraram em empate técnico.
O ex-ministro saiu de 7% para 8% na nova pesquisa, dentro da margem de erro. Simone Tebet manteve os 5% de intenção de voto do levantamento divulgado na semana passada. Soraya Thronicke cresceu de 1% para 2% das intenções de voto.
Simone Tebet está empatada tecnicamente com Ciro Gomes, enquanto Soraya empata tecnicamente com a senadora emedebista. Não pontuaram no levantamento os candidatos:
- Vera Lúcia (PSTU);
- Sofia Manzano (PCB);
- Felipe d’Ávila (Novo);
- Léo Péricles (UP);
- Constituinte Eymael (DC);
- e Padre Kelmon (PTB).
O número de brancos, nulos e os que não votam em nenhum candidato se manteve em 4%. Já o número dos que não sabem em quem votar ou não responderam caiu de 3% para 2%.
Quaest: Lula lidera intenções de voto no Amazonas, com doze pontos à frente de Bolsonaro
Sindicato cancela show de João Gomes após cantor se opor a Bolsonaro: ‘ele não é bem-vindo’
Ipec: Lula oscila para 46%, Bolsonaro congela em 31%, Ciro cai e Tebet estagna
Rejeição e segundo turno
Na nova simulação, Lula viu sua rejeição cair um ponto, passando de 39% para 38%. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro teve uma alta na sua rejeição: antes, 51% afirmavam não votar em seu nome de jeito nenhum, agora são 53%.
Os números são semelhantes à simulação de segundo turno feita pelo instituto de pesquisas. O levantamento aponta que em um eventual segundo turno, Lula teria 54% das intenções de voto contra 38% do atual presidente. Ambos oscilaram um ponto dentro da margem de erro, Lula positivamente e Bolsonaro negativamente.
O ex-ministro Ciro Gomes e a senadora Simone Tebet mantiveram as mesmas rejeições de 24% e 14%, respectivamente. A emedebista empata na rejeição com Vera Lúcia e Felipe d’Ávila. Padre Kelmon, sucessor de Roberto Jefferson, tem 13% de rejeição, empatando com o socialista Léo Péricles. A comunista Sofia Manzano é rejeitada por 12% dos entrevistados.
José Maria Eymael e Soraya Thronicke não foram citados por nenhum dos entrevistados.