*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (22/9) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu dois pontos em relação à última pesquisa. O petista saiu de 45% para 47% das intenções de voto, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu com 33% das intenções de voto, mesmo índice do levantamento divulgado em 15 de setembro. Na terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) continuam empatados tecnicamente.
O pedetista oscilou para baixo de 8% para 7%, enquanto a senadora continua com os mesmos 5% de 15 de setembro. A senadora Soraya Thronicke (União) pontuou 1%, também oscilando negativamente. A candidata do União Brasil está empatada tecnicamente com Simone Tebet.
Não pontuaram os seguintes candidatos:
- Padre Kelmon (PTB);
- Vera Lúcia (PSTU);
- Sofia Manzano (PCB);
- Felipe d’Ávila (Novo);
- Léo Péricles (UP);
- e Constituinte Eymael (DC).
E 4% dos entrevistados afirmaram votar branco ou nulo, enquanto 2% não decidiram em quem votar.
Votos válidos e segundo turno
A oscilação positiva deu a Lula a chance de vencer já no primeiro turno das eleições. Excluindo os votos brancos e nulos, o petista teria 50% dos votos válidos. Segundo a legislação eleitoral, o candidato vence no primeiro turno caso tenha 50% dos votos mais um. Ou seja, metade dos eleitores mais um único voto.
O presidente Jair Bolsonaro, no cenário do Datafolha, teria 35% dos votos válidos. Ciro Gomes oscilou negativamente, tendo 7% dos votos válidos no levantamento. Simone Tebet teria 5%, mesmo índice da votação estimulada.
No cenário de segundo turno não houve alteração. Lula venceria Bolsonaro com 54% dos votos contra 38% do atual presidente da República. Votos brancos ou nulos chegaram a 7% nesse cenário, enquanto 2% não sabem em quem votar.
O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa encomendada pela Folha e pela TV Globo está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.