*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um levantamento recente do governo federal, referente a março deste ano, aponta que 335.151 pessoas estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) vivendo em situação de rua no Brasil. Esse número representa um acréscimo de 0,37% em comparação com os dados de dezembro de 2024. Dados do Disque 100 revelam que Manaus já contabilizou 1.115 denúncias de violência contra pessoas em situação de rua entre os anos de 2020 e 2024.
Um estudo divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG) traça um perfil dessa parcela da população no país. A pesquisa indica que 84% das pessoas em situação de rua são homens, e uma parcela significativa de 81% sobrevive com uma renda mensal de até R$ 109.
A região Norte concentra 16.582 indivíduos vivendo nessas condições, representando 4% do total nacional. Os dados de Manaus, com o elevado número de denúncias de violência, acendem um alerta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes de proteção e assistência a essa população vulnerável na capital amazonense.