*Da Revista Cenarium
Após mais de 40 anos na frente da TV, o jornalista Eduardo Monteiro de Paula, o Dudu, conversou na manhã desta terça-feira, 10, com a editora da TV Cenarium, jornalista Vanessa Taveira. Na ocasião, o candidato falou da sua saída da área do jornalismo e, consequentemente, da entrada para o mundo político. Com pauta de campanha voltada para o esporte e para a educação, Dudu disse que pretende fazer a diferença neste pleito por conta de toda sua experiência de vida.
Dudu Monteiro de Paula nasceu no Recife, mas aos 30 dias de vida desembarcou com a mãe na capital amazonense. “Em 1896 desembarca em Manaus meu bisavô, fundador do Tribunal de Justiça do Amazonas com suas netas, entre elas, minha mãe. Até que minha mãe voltou ao Recife com oito meses grávida de mim, eu nasci lá no Recife, mas já estou em Manaus há 70 anos e três meses”, disse.
Sobre a entrada na política, Dudu citou que já possui vida pública há mais de 40 anos, mas agora, viu que poderia contribuir de forma mais incisiva com a sociedade. “Sempre fui jornalista e uma coisa que eu sempre achei era que ia morrer na TV. Feita saída da TV, eu pensei em querer transformar a cidade. Somos 12 jornalistas querendo a vaga e o que eu estou colocando é a experiência e vivência que eu tenho para ser vereador, se Deus me permitir. O maior exemplo é a credibilidade. Houve uma época que ser jornalista e político era certo, mas hoje em dia, isso não é assim. Outra coisa é em relação a permutas, que jornalistas estão acostumados e na política não deve ser assim, com esse interesse”, explicou.
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Mesmo com diversos programas sociais que incentivam a matrícula de crianças entre 6 e 12 anos, atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 731 mil crianças ainda estão fora da escola.
Para contribuir com isso, Dudu lembra que é necessário investir em educação, principalmente, se for aliada ao esporte, setor que o candidato sempre teve afinidade quando esteve apresentando programas esportivos na TV. “É importante que as pessoas entendam que o esporte como vetor da educação é muito importante porque atinge todas as classes, mas a saúde é o que mais me incomoda. É no momento da doença que você precisa saber onde você vai. A morte e a vida dependem do atendimento que você tem de saúde”.
Entre suas propostas, é importante ressaltar que além de fomentar a educação de jovens e crianças, Dudu pretende fortalecer a saúde das crianças em sala de aula. “Uma dessas ideias é que a Prefeitura crie dentro das escolas um laboratório clínico, fazendo com que todos esses alunos tenham um perfil e se saiba que tipo de alimentação ela deva ter. Quando eu fizer esses exames, terei o perfil dessa criança e de doenças em cada bairro de Manaus”, explicou.
Cursos profissionalizantes também poderão ser oferecidos na estrutura educacional, segundo o postulante. “De repente o cara monta uma empresa com o aprendizado desses cursos. O certo é de segunda a sexta a escola voltada para educação das crianças e aos sábados e domingos, voltada para os serviços à comunidade”.
Outra ideia de proposta para o mandato como vereador é a parceria de empresas próximas a quadras de esportes. “A ideia é firmar essas parcerias para que essas empresas possam atuar na manutenção dessas quadras, campos e ginásios. Você vai poder usar sempre, mas de forma ordenada. No tempo ocioso, dá para construir salinhas nas áreas fora desse campo e vai usar no reforço. Evitar que se aconteça como o que houve com Arena Amazônia. Ali [Arena], tem como ter museu, restaurante, lojas. A desvalorização do profissional do Amazonas é a desvalorização”, finalizou.
Assista entrevista na íntegra: