Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cúpula da CPI pede banimento de Bolsonaro das redes sociais por divulgações de fake news

Reprodução/O Tempo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 vai pedir o banimento do presidente Jair Bolsonaro das redes sociais por divulgação de fake news.

Com a inclusão dos 10 nomes, o número de indiciamentos propostos chegará a 78, sendo 76 pessoas e duas empresas. O acréscimo ocorreu após sugestões feitas por integrantes do grupo majoritário da CPI e de uma reunião desses parlamentares na segunda-feira (25) na casa do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente do colegiado.

A cúpula da CPI também decidiu que será votado um requerimento em plenário para que seja pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), em ação endereçada ao ministro Alexandre de Moraes, que Bolsonaro seja banido ou suspenso de todas redes sociais, por causa da divulgação de fake news em relação à pandemia.

A ideia ganhou força na CPI após Bolsonaro fazer, na live da última quinta-feira (21), menção a uma notícia falsa que associa a vacinação contra a Covid-19 ao desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). O registro da transmissão foi excluído por YouTube, Facebook e Instagram.

Os senadores também vão pedir no requerimento que a Corte determine a Bolsonaro que se retrate publicamente da afirmação, sob pena de ter de pagar multa de R$ 50 mil, por dia de descumprimento, caso não o faça.

Ainda deve ser incorporado ao relatório final da Comissão uma solicitação para que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) que elabore, no prazo de 30 dias, um parecer técnico sobre os remédios.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.