*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) anunciou, nesta segunda-feira (1º), a abertura de uma sindicância para apurar com rigor técnico e imparcial as circunstâncias do atendimento que resultou na morte do menino Benício Xavier, de seis anos, no Hospital Santa Júlia, em Manaus. A informação consta em nota oficial divulgada pelo órgão.
Por se tratar de investigação ética, o CRM-AM esclareceu que não poderá comentar detalhes do caso, incluir nomes de profissionais ou pacientes, nem divulgar prontuários, em respeito ao sigilo médico e ao devido processo legal, pilares do Código de Processo Ético-Profissional.
A sindicância foi instaurada “de ofício”, imediatamente após a divulgação pública do caso, e tem como objetivo garantir que os padrões de responsabilidade profissional e segurança do paciente sejam respeitados. O conselho também informou que manterá cooperação com as autoridades sanitárias e policiais, sempre dentro dos limites de sua competência.
Benício teve entrada no hospital no último sábado (23), com suspeita de laringite, e em poucos dias evoluiu para um quadro grave, após a administração de adrenalina por via intravenosa. A família e a Polícia Civil do Amazonas questionam a dosagem e a via de administração do medicamento, e o episódio é investigado como possível erro médico.
