Search
booked.net
Search
Close this search box.

Crimes de estelionato crescem 21% no Amazonas

Foto: Reprodução

As notificações de estelionato cresceram 21,3% no primeiro semestre no Amazonas. Foram registrados 3.217 Boletins de Ocorrência (BO) pelo crime, de janeiro a junho. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Mais de 90% dos casos aconteceram em Manaus, com um total de 2.930 registros.

Estelionato é o termo usado pelo Código Penal para designar golpes. Os criminosos, ao invés de utilizar a força, influenciam a vítima para obter alguma vantagem. A quantidade de crimes dessa natureza cresceu muito durante a pandemia. Até o mês de junho, foram efetuadas 21 prisões de estelionatários.

No último mês, cinco membros de uma quadrilha foram presos durante a operação Aliquan, deflagrada em Manacapuru por equipes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derd) e da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos. O grupo causou prejuízo na ordem de R$ 500 mil a uma instituição bancária, por meio de empréstimos fraudulentos em contas de laranjas. As pessoas aliciadas para o esquema forneciam dados pessoais, sem saber que seriam utilizados para crimes, em troca de uma recompensa.

De acordo com o delegado Denis Pinho, as restrições impostas pela pandemia levaram o cidadão a tentar se readequar com as compras pela internet, usando aplicativos de revenda e “consequentemente ficando mais exposto a esse tipo de delito”.

Quem for vítima de golpes deve formalizar o BO na delegacia mais próxima ou pela internet, no site da Delegacia Virtual. Nesse último caso, é importante anexar provas como prints ou boletos falsos para que se possam iniciar as investigações.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.