*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um menino de 2 anos e 9 meses foi flagrada dentro de uma ‘jaula’ no Centro de Educação Infantil (CEI) 7, em Sorocaba, interior de São Paulo. O vídeo foi registrado por uma vizinha no dia 25 de maio, porém só foi compartilhado nas redes sociais na quinta-feira (22).
Nas imagens, a criança aparece chorando e pedindo pela mãe em um tanque de areia cercado por uma grade, similar a uma gaiola. Uma moradora ouviu o choro da criança e questionou a creche sobre a ação.
🚨BRASIL: Professora coloca criança de 2 anos e meio dentro de uma jaula em uma escola em SP.
O vídeo foi gravado por uma vizinha no dia (25/05), porém foi postado nas redes sociais apenas nesta quinta-feira (22). pic.twitter.com/zBgWUe9QxH
— CHOQUEI (@choquei) June 23, 2023
Em seguida, a vizinha também registrou uma denúncia no Conselho Tutelar e na Prefeitura de Sorocaba.
Quando a mãe foi buscar o filho na escola, a diretora e um funcionário da Secretaria Municipal de Educação a abordaram e contaram que o menino ficou uma hora no “cantinho da reflexão” pela professora, após supostamente ter quebrado um brinquedo. Eles se recusaram a compartilhar as imagens do episódio com a mulher.
Sem entender exatamente o que havia acontecido, a genitora foi em busca de maiores esclarecimentos, e procurou imagens e informações no entorno da creche. Após cerca de cinco dias, ela conseguiu encontrar a vizinha responsável pelo registro.
Com a repercussão do caso, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse que a criança sofreu um “suposto terrorismo”, em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele também determinou que “a Secretaria da Educação remova a servidora do local de trabalho dela imediatamente até que se conclua a apuração dos fatos”.