O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apreendeu seis pássaros silvestres, nesta terça-feira (05/01), no bairro Tarumã, zona oeste da capital amazonense. Na ocorrência, quatro criadores das aves foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o grupo realizando um treinamento em ambiente natural. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Herbert Lopes, “os criadores foram detidos por levarem os pássaros para local não permitido pela legislação, mesmo para treinamento”.
“Os criadores estavam legalizados para a criação dos pássaros, mas a permanência em ambiente de mata está expressamente proibida na licença ambiental do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas)”, disse.
Conforme o delegado, embora não haja proibição de transitar com a ave legalizada, não está permitido levá-las a ambiente natural para treinamento ou qualquer outra justificativa.
Os homens assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é a previsão legal, e foram liberados. O Batalhão Ambiental alerta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres, sem autorização de órgão ambiental competente, configura crime ambiental.