O artista e designer de brinquedos Mark Taylor, conhecido por ser o criador das linhas de brinquedos He-Man e os Mestres do Universo e das Tartarugas Mutantes Ninja, morreu na última quinta-feira (23/12) em sua casa no Sul da Califórnia aos 80 anos de idade, conforme informou sua família à agência de notícias Associated Press no sábado (25/12). A causa da morte foi insuficiência cardíaca congestiva.
He-Man era o principal boneco da franquia Mestres do Universo da fabricante Mattel, do qual surgiram os quadrinhos e a série animada que ficou célebre no Brasil entre os anos 1980 e 1990. Na série, o princípe Adam se transforma em He-Man e, ao lado de seus companheiros, defende o reino de Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas de Esqueleto.
Segundo Taylor, o boneco surgiu a partir de esboços feitos por ele enquanto trabalhava na Mattel, inspirados por homens como Cro-Magnon e vikings. Desde o lançamento há mais de 40 anos, a empresa vendeu aproximadamente 70 milhões de bonecos da franquia.