Search
booked.net
Search
Close this search box.

CPI da Saúde da Aleam ouve mais cinco depoentes esta semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde dá continuidade, nestas terça (16) e quarta-feira (17), às investigações referentes à compra de respiradores no Amazonas durante a pandemia, por meio da convocação de cinco novo depoentes. Na nova chamada, estão o ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias; o sócio-proprietário da FJAP, uma empresa fornecedora dos equipamentos, e ex-servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

“Até o momento, todos os depoimentos que colhemos foram decisivos para que chegássemos a descobertas sobre a compra dos respiradores, tanto que verificamos fraudes na escolha da empresa responsável pela disponibilização do equipamento à Susam. Hoje iniciamos nova etapa de inquérito, que sem dúvida, deve ser ainda mais conclusiva”, afirmou o presidente da comissão, o deputado estadual Delegado Pericles (PSL).

Nesta terça-feira, serão ouvidos, a partir das 14h, o senhor Fábio José Antunes Passos, sócio-administrador da Empresa FJAP e Cia Ltda; Caio Henrique Faustino da Silva, do Setor de Projetos da Susam; e João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário executivo da mesma Pasta estadual.

“São pessoas citadas durante as oitivas como diretamente ligada ao processo de aquisição. Precisamos ouvi-las para sabermos qual o papel que cada pode ter tido e que novos esclarecimentos podem nos revelar durante questionamentos”, continuou.

A quarta-feira será reservada para que os titulares da comissão ouçam os senhores Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex- Secretário Executivo do Fundo Estadual de Saúde da Susam; e Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Ex-Secretário de Estado da Saúde.

“Como administradores diretos e superiores da pasta durante o período de aquisição, eles devem ser fundamentais para o esclarecimento de todas as questões abordadas e levantadas até aqui, sejam por meio da nossa investigação, ou via depoimentos coletados. Que todos nós façam chegar à verdade absoluta do caso”, concluiu.

A CPI chega nesta terça-feira à sua sétima reunião. Neste período, duas inspeções foram realizadas e três depoimentos foram coletados. Na última sexta-feira, valores apresentados pela comissão demonstraram esquema fraudulento descoberto no superfaturamento dos respiradores.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.