Search
booked.net
Search
Close this search box.

CPI da Braskem é instalada e Omar Aziz é eleito presidente do colegiado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a mineradora Braskem foi instalada na manhã desta quarta-feira (13) no Senado Federal. O colegiado busca apurar responsabilidades pelo afundamento da mina 18 em Maceió, capital do Alagoas, que também foi responsável pela destruição de dezenas de casas. O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito para presidir a CPI, enquanto o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) será o vice.

A relatoria da comissão será decidida somente na próxima terça-feira (19), segundo Omar. O problema é que há uma disputa política entre o autor da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), membro do grupo político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), inimigo político de Calheiros.

Rodrigo pediu a Omar Aziz que o relator da CPI não fosse nem do Alagoas nem da Bahia, estado sede da Braskem. Na última semana, Rodrigo Cunha se reuniu com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), e considerou que a comissão estaria “viciada” por ser sugerida por Renan Calheiros. O senador é aliado do governador Paulo Dantas (MDB), também inimigo político de Lira e JHC.

Caso Omar siga esse critério, Renan Calheiros não assumirá a relatoria. O governo federal teme que a briga política de Calheiros com Arthur Lira respingue no Executivo, que tem tido dificuldades para negociar a aprovação de pautas importantes na Câmara. Além disso, também não desejam que a CPI reacenda os debates entre a Petrobras e a Novonor (antiga Odebretch), ambas acionistas da Braskem.

Aziz afirmou que será cauteloso que a questão será tratada com isenção e coerência.

“Eu não vou presidir uma CPI do faz de conta, nós vamos investigar a fundo. Independente de quem seja o relator, a investigação será profunda para que a gente tenha uma solução. Então não tem senador a favor ou contra, não tem uma questão política, até porque duvido muito que o senador Renan (Calheiros), o senador Rodrigo (Cunha) e o deputado Arthur Lira, não têm interesse em apurar e saber quem são os responsáveis por isso (afundamento da mina)”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.