Manaus, sábado 10 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Covid-19 deixa 149 mil crianças órfãs no Brasil, aponta pesquisa

Foto: EBC- CNN/ Brasil

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O impacto da pandemia de covid-19 no Brasil ultrapassa as mais de 700 mil mortes registradas. Entre 2020 e 2021, cerca de 149 mil crianças e adolescentes perderam o pai, a mãe ou ambos, e outras 135 mil ficaram sem um familiar cuidador em casa. No total, 284 mil menores foram diretamente afetados pela perda de um responsável, segundo estudo de pesquisadores brasileiros, ingleses e americanos que analisou a magnitude da orfandade no país e as desigualdades entre os estados.

A pesquisa utilizou modelos estatísticos com dados demográficos, como taxa de natalidade e excesso de mortalidade, e estimou que cerca de 1,3 milhão de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos perderam um ou ambos os pais ou outro cuidador por diversas razões. Entre eles, 284 mil foram vítimas indiretas da covid-19.Entre os órfãos pela doença, 70,5% perderam o pai, 29,4% a mãe, e 160 crianças sofreram a perda de ambos os pais. Em termos proporcionais, 2,8 crianças ou adolescentes a cada 1 mil foram afetados. As maiores taxas de orfandade ocorreram em:

  • Mato Grosso (4,4);
  • Rondônia (4,3);
  • Mato Grosso do Sul (3,8).

Enquanto as menores foram registradas no:

  • Rio Grande do Norte (2,0);
  • Santa Catarina (1,6);
  • Pará (1,4).

*Com informação da Agência Brasil 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.