Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS), é o mais novo destino turístico brasileiro a conquistar o selo Safe Travels, criado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) para destacar destinos que seguem um protocolo de prevenção à Covid-19. É um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e motivos não faltam para isso, já que o lugar faz jus ao nome!
A novidade veio depois que os principais atrativos turísticos do roteiro implantaram os protocolos de biossegurança da WTTC para voltar a receber turistas, segundo o Melhores Destinos.
Antes de Bonito, outros destinos nacionais como Canela e Florianópolis já haviam recebido o selo Safe Travels.
Desembarcamos mais uma vez nessa pequena joia brasileira para explorar um pouco das belezas sul-mato-grossenses. Confira nossas dicas de Bonito e veja tudo que você precisa saber para visitar a cidade, como escolher seus passeios e restaurantes para comer bem!
Onde fica Bonito MS
A pequena cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande. É uma cidade pacata, que acredito, muita gente já deve ter ouvido falar por ser um destino incrível para quem busca contato com a natureza, atividades ao ar livre e férias em um destino mais isolado.
Com cerca de 22 mil habitantes, Bonito desponta como destino de ecoturismo no Brasil e tem dinâmicas muito diferentes de outras partes do país. Bastante organizado, o turismo local incentiva a preservação da região e todas as atividades realizadas na cidade são feitas na companhia de um guia turístico, que permite conhecer muito melhor a fauna e flora locais.
A cidade está próxima da Serra da Bodoquena, e a cerca de 135 km do Paraguai e por isso a cultura local é influenciada por alguns costumes do país vizinho. Também localizada próximo ao Pantanal, Bonito e região possuem uma vegetação de transição com áreas de mata atlântica e do cerrado.
Bonito é um destino que realmente faz jus ao seu nome, adquirido porque antigamente havia na região uma fazenda de nome Rincão Bonito. É um destino incrível para admirar rios cristalinos, a vida marinha, observar aves e outros animais silvestres, visitar cavernas como a Gruta do Lago Azul — com um lago de cor surpreendente –, fazer trilhas junto à natureza, passar o dia aproveitando as águas calmas de um balneário, poder curtir um banho revigorante em uma cachoeira ou fazer atividades com emoção, como um boia Cross, descida em rapel ou em uma tirolesa.
As possibilidades são inúmeras e é exatamente isso que impressiona em Bonito, seu potencial de sempre oferecer atividades novas atividades na natureza e poder apreciá-la das mais diversas formas, seja em um rio, em terra firme, ou do alto.
Passeios em Bonito
Bonito tem um jeito diferente de fazer turismo. Logo que a região começou a de desenvolver, foi implementado nas agências turísticas da cidade o chamado voucher único, um sistema compartilhado por agências turísticas e pelas atrações do lugar. Através desse sistema o visitante agenda seu passeio, com dia e hora marcadas para realizar uma atividade que queira.
Todos os passeios em Bonito têm um número limitado de visitantes e todos são feitos na companhia de um guia, garantindo que a atividade será realizada em determinado dia e horário. Para quem não gosta de destinos em que pessoas ficam oferecendo atividades nas ruas o tempo todo, Bonito é excelente porque isso não acontece por lá. Esse sistema é compartilhado por todas as agências turísticas da cidade e o preço dos passeios é tabelado. Tudo é muito organizado.
Através dos passeios é que você conhecerá as atrações de Bonito. Todos eles devem ser agendados com antecedência nas agências turísticas, já que não é possível chegar no local onde é realizada a atração e lá decidir visitá-lo. Algumas atividades são mais procuradas do que outras, especialmente em períodos de alta temporada, e fazendo sua reserva com antecedência você não tem preocupação, seu lugar no passeio já estará garantido.
Como os passeios em Bonito são feitos sempre junto à natureza, a proposta do número de visitantes limitado é interessante para gerar um contato mais autêntico com o lugar e sem contato com muitas outras pessoas. Ao realizar uma flutuação, por exemplo, você não verá um rio lotado de gente, a experiência fica muito mais agradável, especialmente enquanto ainda estamos em pandemia.
Boa parte dos passeios realizados na cidade são feitos em propriedades privadas, que são como grandes fazendas, geralmente com uma sede onde chegam os visitantes. Essas fazendas muitas vezes oferecem almoço e todas as atividades feitas no local acontecem com horário marcado, com a reserva antecipada! Dentro dessas fazendas pode haver diferentes atividades, algumas vezes o local conta com um balneário para que os visitantes tomem banho em um lago, às vezes há uma atividade de boia cross, um trajeto em caiaque, tirolesa, flutuação em rios, trilhas com cachoeiras, etc. Você pode passar o dia dentro dessa fazenda, lá fazer o seu almoço, curtir um banho de água doce, ver cachoeiras, descer em tirolesa e descansar etc.
O que fazer em Bonito
Quem vive na cidade costuma dizer que ao viajar para Bonito você precisa visitar ao menos um parque de cachoeiras, visitar uma caverna e fazer ao menos uma flutuação. E isso é muito fácil porque Bonito tem um monte de cachoeiras, diferentes cavernas e lindos rios para flutuação.
São 46 passeios credenciados (e esse número ainda pode crescer), e você deve escolher quais atividades quer realizar para poder agendá-las. O legal é que como são muitas propriedades que realizam passeios, mesmo que você já tenha visitado um lugar, poderá ir mais uma vez e fazer atividades novas nesse mesmo local, conhecendo outras cachoeiras ou fazendo novas trilhas, por exemplo.
A principal atração em Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de centenas de anos. Outra atração muito popular e lindíssima é a flutuação nos rios, como a que se faz no Rio Sucuri ou no Aquário Natural. A flutuação é uma atividade em que se observa a vida aquática com snorkel, mas sem encostar os pés no chão ou nadar. É um passeio lindo demais e que não dá para perder ao realizar sua viagem!
Visitar um parque onde se pode fazer trilhas e visitar cachoeiras também é um passeio incrível, que pode ser feito em diferentes propriedades da região, entre elas o Parque das Cachoeiras, o Cachoeiras Serra da Bodoquena ou o maravilhoso Boca da Onça, que possui a maior queda d’água do Mato Grasso do Sul!
Para quem quer fugir dos passeios mais tradicionais, há também opções mais excêntricas… A Lagoa Misteriosa é uma delas e como o próprio nome já diz, desperta o interesse dos mais variados viajantes porque até hoje não foi encontrado o fundo da lagoa. O Abismo Anhumas também é reconhecido como um dos passeios mais legais da região para quem gosta de aventura porque consiste em que fazer um rapel dentro de uma caverna, onde também há um lago em que se pode mergulhar! É uma atividade muito diferente e super legal!
Abaixo você confere uma lista com as principais passeios em Bonito:
Gruta do Lago Azul e outras cavernas
A caverna mais conhecida em Bonito e aquela que não deve faltar na sua programação é a Gruta do Lago Azul, que tem um cenário impressionante. O local, assim como outras cavernas, é visitado na presença de um guia e para ser conhecido em sua totalidade exige uma descida com cerca de 300 degraus. O cenário é realmente impressionante, com formações antiquíssimas e uma água de coloração incrível. Embora os 300 degraus possam parecer difíceis, o trajeto costuma ser feito em um ritmo lento e mesmo pessoas da melhor idade costumam visitá-la.
O Abismo Anhumas, uma caverna alagada cujo acesso só é feito por rapel é outra opção de passeio em Bonito, ideal para quem realmente gosta de aventura. É necessário realizar rapel tanto para acessar o interior da caverna quanto para sair e em seu lago é possível mergulhar com cilindro, fazer flutuação ou passear em um bote.
Outras grutas que também são bonitas e valem uma visita se você gosta de fazer programas diferentes são as Grutas de São Miguel, em que se faz um pequeno percurso suspenso na mata para acessá-la e a Gruta São Mateus.
Flutuação em Bonito
Um passeio que não pode faltar na sua programação!
Flutuação no Rio Sucuri
Fazer a flutuação em um dos rios da região é um passeio imperdível em Bonito. O Rio Sucuri, considerado o mais cristalino do Brasil é muito bacana não apenas por causa dos peixes que se pode observar no lugar mas também pela flora, que é diversificada. Esse passeio, que é realizado em diferentes trechos do Rio, certamente é um dos mais bonitos da região. Já tivemos a oportunidade de realizar o passeio na Nascente do Rio Sucuri e na Nascente Azul, e ambos são lindos e com uma água realmente cristalina.
Flutuação no Aquário Natural, Rio da Prata e outros
A flutuação no Aquário Natural também é maravilhosa e é feita no Rio Baía Bonita, que tem bastante vegetação aquática. Uma vantagem do local é que ele está a uma pequena distância do centro da cidade – opção prática para quem não quer gastar muito tempo no deslocamento. Já o Rio da Prata, outra famosa flutuação de Bonito, se destaca pela deliciosa caminhada feita na mata e pela grande quantidade de peixes observados ao longo da flutuação.
Cabe mencionar também a Lagoa Misteriosa, onde pode ser feita a flutuação e o mergulho com cilindro. A caverna presente na lagoa é considerada uma das mais profundas do país e tem mais de 220 metros — não se sabe sua profundidade com exatidão. Esse passeio não costuma ser realizado em outubro e abril porque esse período não tem boa visibilidade, devido a presença de microalgas na lagoa.
Cachoeiras de Bonito
Bonito tem dezenas de cachoeiras, com as mais variadas formas e tamanhos. Elas costumam ter uma água geladinha e oferecem um mergulho delicioso em um dia de calor. Geralmente, nas propriedades que oferecem os passeios por cachoeiras, a atividade é feita ao longo de uma trilha, com parada para banho em diferentes quedas d’água.
Um dos lindos passeios para ver cachoeiras em Bonito e redondezas é o Boca da Onça Ecotur, feito às margens do Rio Salobra e com um percurso com cerca de 4km que passa por 8 cachoeiras e diferentes pontos para banho. O destaque fica por conta da Cachoeira Boca da Onça e Buraco do Macaco, em que através de uma fenda na pedra, você pode admirar a cachoeira por de trás dela! É incrível!
Outros passeios cachoeiras que já fizemos é o Cachoeiras Serra da Bodoquena, cuja propriedade fica a cerca de 70 km de Bonito. O lugar tem uma trilha com cerca de 2500 metros passando por 8 quedas d’água — uma mais bonita que a outra. Também tem um balneário e rende um ótimo dia imerso na natureza.
Mais opções para quem busca parques de cachoeiras são a Estância Mimosa, que tem 7 cachoeiras ao longo de sua trilha com 2.800 metros de caminhada, o Rio do Peixe e Parque das Cachoeiras. Não faltam opções para quem quer curtir cachoeiras em Bonito!
Balneários em Bonito
Como Mato Grosso do Sul não tem praias, os balneários costumam ser os lugares procuradores pelos moradores locais quando querem tomar um banho e se refrescar em um dia de calor.
Várias propriedades em Bonito possuem esses balneários, sendo o mais popular e econômico deles o Balneário Municipal, que fica próximo ao centro da cidade e pode ser visitado em um simples percurso de bicicleta. Outros locais que têm balneários para passar o dia são a Praia da Figueira, o Balneário do Sol, também bastante conhecido e de fácil acesso, Eco Park Porto da Ilha e a Nascente Azul, onde também fizemos uma flutuação no rio.
Boia Cross em Bonito
O Boia Cross é uma atividade em que os visitantes são levados pela fluxo do rio através de boias individuais, passando por pequenas corredeiras e quedas d’água. A brincadeira pode ser feita por crianças a partir de 7 anos e é muito divertida, especialmente quando feita em grupo.
É um passeio lindo, que costuma ser feito na companhia de guias bem animados. O Boia Cross pode ser feito em propriedades como o Parque Ecológico, onde fizemos e gostamos muito, ou no Hotel Cabanas.
Rapel em Bonito
O rapel é uma atividade de aventura oferecida em mais de uma propriedade em Bonito. Uma das opções é praticá-lo na Boca da Onça Ecotour, onde também pode-se fazer trilhas e admirar cachoeiras. Outra opção bem legal é fazê-lo no Abismo Anhumas, um passeio que começa com um rapel de 72 metros, para acessar a caverna inundada, onde é possível fazer também uma flutuação, passeio de bote ou mergulho com cilindro.
Caiaque duck
Um pouco parecido com o boia cross, o caiaque duck é feito em rios da região, descendo quedas d’águas com uma caiaque inflável com capacidade para duas pessoas. A principal diferença para o boia cross é realmente o “veículo” utilizado, que nesse passeio é um caiaque. A atividade é bem divertida e cheia de emoção, especialmente na hora de descer as corredeiras!
Tirolesa em Bonito
Oferecido em diversas fazendas de Bonito, a tirolesa é uma atividade opcional, geralmente feita como um complemento em uma propriedade que você visita para fazer alguma outra atividade. Tivemos a oportunidade de experimentar tirolesas no Parque Ecológico, com um visual incrível, no Cabanas, cujo trajeto termina no rio e na Nascente Azul, onde também é oferecido o passeio de pêndulo humano. É uma atividade bonita, com emoção e que permite admirar lindos trajetos no caminho.
Arvorismo
O arvorismo é uma atividade feita sob as árvores, vários metros acima do chão, em que presos por cabos de aço, os visitantes devem enfrentar diversos obstáculos. A atividade é oferecida pelo Hotel Cabanas e é bem divertida, principalmente para quem viaja em grupo.
Observar animais silvestres em Bonito
Bonito é uma cidade conhecida pela possibilidade de admirar animais silvestres. Ao realizar seus passeios pela região, naturalmente você poderá se deparar com araras, tucanos, tamanduás ou até com uma sucuri enquanto faz uma flutuação. Um local muito bacana na região e que recomendamos a visita é o Buraco das Araras, passeio de contemplação no meio da natureza em uma área com dezenas de araras — é sensacional!
Transportes: Bonito de carro ou com vans compartilhadas?
Uma particularidade que merece atenção no seu planejamento de viagem é pensar em como serão feitos seus deslocamentos pela região. A parte urbana de Bonito não é grande e ali é possível fazer tudo a pé, mas as atrações ficam bem diferentes áreas do município (ou até em municípios vizinhos) e bastante afastadas uma das outras.
As agências turísticas de Bonito oferecem o transporte compartilhado para fazer os passeios, mas eles podem acabar não sendo muito práticos. Se você prioriza praticidade, alugue um carro porque será muito mais fácil e te dará liberdade para executar as atividades nos horários que preferir. Além da praticidade, o carro alugado pode ser financeiramente mais viável, já que o transporte compartilhado é pago por pessoa, enquanto um carro alugado comum pode acomodar até 5 passageiros.
Restaurantes em Bonito
Bonito é uma cidade pequena e de interior, mas que tem alguns bons restaurantes. Entre os principais pratos da região está o jacaré, considerado uma refeição nobre, além de peixes de água doce, como a piraputanga, que é o peixe-símbolo da cidade. Nos restaurantes de Bonito você encontrará moquecas pantaneiras, tradicional da cozinha do Pantanal, além de muitos pratos da cozinha caseira brasileira e mineira.
Diversas propriedades em que se realizam os passeios em Bonito oferecem a opção de almoço para os visitantes e almoçar nessas propriedades/fazendas, pode ser um jeito de otimizar o seu tempo. Geralmente a comida nas fazendas segue um estilo de gastronomia caseira, com fogão à lenha. Durante nossa viagem tivemos a oportunidade de experimentar o almoço do Parque Ecológico Rio Formoso, da Boca da Onça Ecotour, da Fazenda São Geraldo (Nascente do Rio Sucuri) e do Cachoeiras Serra da Bodoquena – todos estavam ótimos!
Na cidade propriamente dita, muita gente costuma sair para jantar. E para isso, entre as melhores opções de Bonito estão o restaurante Casa do João, com cardápio bem variado e inclusive pratos típicos da cidade, o Juanita, que tem pratos fartos e muito gostosos. Para quem procura um ambiente descontraído sugerimos o Taboa Bar.
Pousadas e hotéis em Bonito – dicas de onde ficar
Bonito tem uma rede hoteleira variada, que inclui pousadas simples, albergues, hotéis mais estruturados e até resort. As acomodações ficam localizadas em diferentes áreas da cidade, algumas mais próximas ao centro, localização ideal para quem está sem carro e quer fazer algumas atividades a pé, e também na região rural, indicada para quem tem um carro alugado a seu dispor.
Quando for o momento de fazer a reserva de seu hotel em Bonito, além de escolher um lugar com localização compatível com seu meio de transporte, pode valer a pena escolher um hotel que tenha piscina. Com o calor que às vezes faz na cidade, uma piscina pode ser excelente para descansar! Além disso, o ritmo dos passeios pode ser cansativo e muita gente aproveita para curtir a piscina do hotel no fim de tarde e à noite.
Durante nossa viagem, nos hospedamos no Zagaia EcoResort, que tem uma excelente estrutura e é ótimo para quem está em família e é a hospedagem com mais estrutura na cidade. O hotel é bem espaçoso, tem piscina e área de lazer grande. Outra opção que conhecemos é o Hotel Pousada Águas de Bonito, com uma linda piscina ao ar livre e um lanche da tarde excelente para se recuperar depois dos passeios pela cidade!
Outras opções para ficar na cidade são a Pousada Gira Sol, a charmosa Pousada Arte da Natureza e para quem prioriza economia, vale conferir as acomodações do CLH Suites.
Quando ir a cidade: qual a melhor época em Bonito?
Bonito é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro, mas cada estação oferece uma experiência diferente ao visitante. A região tem duas estações bem definidas: chuvosa (verão) e seca (inverno).
A alta estação ocorre durante o verão, quando as cachoeiras estão mais cheias, mas é no inverno que os rios ficam mais cristalinos por causa da falta de chuvas. Faz calor bastante durante todo o ano, especialmente no verão, e viajando no inverno você poderá experimentar temperaturas mais amenas e até geladas, a depender do dia. Uma sugestão que deixo é viajar no outono ou na primavera, períodos de meia estação, nem tão quentes e com noites frescas.
Imagem retirada do site Clima Tempo.
Como chegar a Bonito
Bonito está a cerca de 300 km da capital Campo Grande e possui aeroporto próprio, o Aeroporto Regional de Bonito, que tem voos da Azul e está a apenas 15 km do Centro da cidade.
Embora seja um aeroporto pequeno e muito mais prático para quem tem Bonito como seu destino final, nem sempre os voos para a cidade são econômicos, por isso muita gente ainda utiliza o Aeroporto de Campo Grande.
Caso desembarque em Campo Grande, você pode seguir para Bonito com um carro alugado (ótima ideia), com ônibus partindo da rodoviária de Campo Grande ou com o transporte compartilhado que sai do próprio aeroporto.
Para quem não está de carro, a empresa Vanzella oferece 6 horários diários entre Campo Grande e Bonito (e vice versa) saindo do Aeroporto de Campo Grande.
Dúvidas de Bonito:
Qual o tempo ideal para ficar em Bonito?
Recomendamos 5 dias de viagem, assim você terá a oportunidade de realizar seus principais passeios!
Quanto custam os passeios em Bonito?
Os passeios tem preços bem variados, a depender da atividade que você quer realizar. Uma flutuação custa entre R$200 e R$280 por pessoa, um parque de cachoeiras custa entre R$130 e R$250. Uma visita a um balneário custa em torno de R$50-60. Tudo dependerá da atividade que você quer fazer e do tempo que ela leva.
Quais atividades podem ser feitas de graça em Bonito?
Praticamente não há opções de atrações gratuitas em Bonito, e as mais econômicas costumam ser os balneários ou a visita às cavernas. Fique atento ao fato de que quando você compra um passeio em uma determina propriedade, poderá ser permitido fazer uso do balneário daquela fazenda sem pagar a mais. Ou, ao comprar o ingresso de um balneário, outras atividades estarão inclusas — é sempre importante perguntar o que cada passeio inclui!
O que não deixar de fazer em Bonito?
Faça ao menos uma visita a um parque de cachoeiras, ao menos uma flutuação (o Rio Sucuri e Nascente Azul são boas opções), e ao menos uma gruta – a Gruta do Lago Azul também é imperdível.
Bonito é indicado para crianças?
Essa resposta dependerá bastante de quão aventureiros são os pais. Não é um destino com uma estrutura boa para crianças bebês, que poderiam aproveitar apenas os balneários. Já para crianças a partir dos 5-7 anos, a cidade pode ser uma boa pedida, com atividades a serem feitas na natureza.
Safe Travels
O Safe Travels (viagens seguras) é um protocolo criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Ele estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países, a fim de tornar as viagens mais seguras, enquanto não se conhece uma vacina ou tratamento eficaz para a COVID-19.
A WTTC é uma ONG baseada em Londres que busca o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor privado do turismo mundial. Diante dos desafios enfrentados pelo setor turístico frente a atual pandemia e da retomada iminente do turismo em alguns países, criou um protocolo de boas práticas para prevenção do coronavírus chamado Safe Travels.
O novo protocolo foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico. O selo conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo.
Negócios como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, operadores de tours, lojas, transportes e aeroportos poderão usar o selo uma vez que comprovem o cumprimento dos protocolos de saúde e higiene estabelecidos pela WTTC.
Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, são os primeiros destinos a receber o selo.