*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Os casos de infecção pela variante da Covid, Ômicron têm batido recordes no país, unidos aos positivos da influenza A H3N2, com isso, pelo menos 18 capitais brasileiras decidiram não realizar carnaval de rua em 2022. A análise do cenário fez crescer a quantidade de desistências ao longo da semana. Em 6 de janeiro, 10 capitais tinham cancelado a folia. Em dois dias, mais oito declararam que não realizarão o Carnaval.
Mesmo São Paulo, que vinha delegando às prefeituras a responsabilidade de decidir sobre a folia, se impôs sobre as festas. O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (7) que não vai autorizar festas fechadas de Carnaval no estado. Na última quinta-feira (6), o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), anunciou o cancelamento do carnaval de rua de 2022.
Até o momento, 18 capitais não vão realizar a festa de Momo, seja por cancelamento ou suspensão. Outras oito ainda não definiram sobre o evento e uma capital não respondeu aos levantamento realizado pelo Metrópoles. Sendo elas: Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Teresina, Salvador, Curitiba, Cuiabá, Belém, Maceió, São Paulo, Macapá, Vitória, São Luís, João Pessoa, Distrito Federal e Campo Grande.
Tradição
Festas tradicionais, como as dos blocos de rua de Olinda (PE), de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão este ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.