*Da Redação Dia a Dia Notícia
O coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, emocionou os fãs ao sambar pela primeira vez cinco meses após perder os movimentos em decorrência de uma doença autoimune, a neuropatia radiculopática desmielinizante crônica. O coreógrafo e jurado do quadro ‘Dança dos Famosos’, do ‘Domingão com Huck’, mostrou a evolução do tratamento fisioterapêutico que vem realizando para recuperar a mobilidade.
O vídeo foi publicado pela fisioterapeuta Marcela Miranda.
“Um dia para guardar no coração. Daquelas experiências que a gente sabe, na hora, que vai lembrar pra sempre. Tive a alegria e a honra de participar ativamente da sessão de fisioterapia de Carlinhos de Jesus, justamente na fase em que se coloca o paciente para treinar dentro da sua função, no caso dele, a dança, que é o que ele ama, respira e mais sabe fazer. Foi emocionante demais ver quando a música começou e o corpo inteiro dele respondeu imediatamente”, escreveu Marcela, explicando o método usado na recuperação de Carlinhos.
“O método PNF nos ensina a levar o paciente sempre ao seu nível de atividade e participação, de forma individualizada, explorando o potencial máximo que cada um tem em cada fase da reabilitação. Ver o corpo e a mente se reconectando através do movimento é algo que sempre me emociona, e hoje, presenciar isso em alguém que dedica toda a sua vida à dança e à arte foi simplesmente inesquecível.”
Em julho deste ano, Carlinhos revelou que estava com a mobilidade reduzida por conta do diagnóstico de bursite trocantérica bilateral, inflamação da bursa, tecido localizado na lateral do quadril, e tendinite nos glúteos, inflamação dos tendões dos músculos da região.
Na ocasião, o coreógrafo afirmou que o quadro causava dores e comprometia sua mobilidade, o que o levou a usar muletas e cadeira de rodas.
“Eu já estou fazendo tratamento. São oito meses de aplicação, muita fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, remédios, paciência e a oração de todos vocês”, disse ele na época.
Ver essa foto no Instagram
