Manaus, sexta-feira 9 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

COP30: Lula defende “justiça climática” para combater fome e pobreza

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a Cúpula do Clima nesta quinta-feira (6), no Pará. O evento reúne chefes de Estado e antecede a 30º Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que começa na próxima segunda-feira (10).

Em seu discurso, Lula defendeu “justiça climática” como uma aliada no combate à fome e à pobreza mundiais e ressaltou a importância do Acordo de Paris, tratado internacional adotado em 2015 com metas para limitar o aquecimento global e combater as mudanças climáticas.

“A justiça climática é aliada do combate à fome e à pobreza, da luta contra o racismo, da igualdade de gênero e da promoção de uma governança global mais representativa e inclusiva”, ressaltou Lula.

“Não podemos abandonar o objetivo do Acordo de Paris. O relatório de emissões da ONU estima que o planeta caminha para ser 2,5 °C mais quente até 2100. Segundo o mapa do caminho Baku-Belém, as perdas humanas e materiais serão drásticas. Mais de 250 mil pessoas poderão morrer a cada ano, o PIB global pode encolher até 30%. Por isso, a COP30 será a COP da Verdade. É o momento de levar a sério os alertas da ciência, de encarar a realidade se teremos a coragem e determinação para transformá-la”, completou.

“Coragem política”

O Arraial do Pavulagem, grupo de música regional criado em 1987, deu as boas-vindas ao público, que lota o auditório do Parque da Cidade de Belém.

Logo depois, o secretário-geral da ONU, António Guterres, antecedeu Lula e disse que “energia limpa vence em preço, performance e potencial, oferecendo a solução para transformar nossas economias e proteger nossas populações”.

Ele cobrou das nações “coragem política”. “Combustíveis fósseis ainda contam com vastos subsídios, dinheiro dos contribuintes. Muitas corporações estão fazendo lucros com a devastação climática, e bilhões gastos em lobby para enganar o público e obstruir o progresso”, observou.

*Com informações do Metrópoles 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.