*Da Redação Dia a Dia Notícia
Firmado em 2023, o convênio entre o Governo do Amazonas e a Fundação Matias Machline (FMM) resultou na formação de 319 estudantes da rede pública estadual nos cursos de Informática e Mecatrônica. A conclusão da primeira turma foi marcada por uma cerimônia de colação de grau realizada na noite dessa quinta-feira, 29, reunindo no total 557 formandos da instituição.
A solenidade contou com a presença do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza, além de autoridades estaduais, representantes da Fundação Matias Machline (FMM), gestores, educadores, familiares e convidados.
Durante o evento, Wilson Lima destacou a importância do ensino técnico como instrumento de transformação social e preparação para o mercado de trabalho. Segundo o governador, o investimento do Estado na formação dos alunos, ao longo de 36 meses, ultrapassou R$ 24 milhões, contemplando alimentação, fardamento, livros didáticos e todos os serviços educacionais. O governador e o vice-governador foram homenageados pela instituição.
Dados do convênio apontam que os estudantes atendidos já somam 326 aprovações em instituições públicas de ensino superior, como a UEA, Ufam e Ifam, além de universidades de outros estados. Entre os resultados, estão oito aprovações em Medicina, 18 em Direito e 117 em cursos de Engenharia.
A formatura da primeira turma consolida a parceria, que terá continuidade em 2026. No dia 15 de janeiro, o governador anunciou novo edital com 322 vagas para estudantes da rede pública estadual nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Informática e Meccatrônica. O resultado final está previsto para 2 de fevereiro, com matrículas presenciais nos dias 3 e 4, e início das aulas em 5 de fevereiro, na sede da Fundação Matias Machline.
