*Da Redação – Dia a Dia Notícia
No mês de setembro, o estado do Amazonas apresentou uma queda de 7% no consumo entre as classes C e D em comparação ao mês de agosto. Os dados são os mais recentes da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital divulgados no dia 27 de outubro de 2021. Todas as regiões do Brasil apresentaram queda sendo 8% no Norte, 7% no Nordeste, 4% no Sul, 3% no Sudeste e 1% no Centro Oeste.
No âmbito nacional, houve aumento em gastos com viagens tendo como influência o avanço da vacinação da Covid-19 e a queda no número de pessoas contaminadas pela doença. De acordo com dados da pesquisa, os setores que demonstraram uma recuperação significativa no consumo foram Companhias Aéreas (13%) e Hotéis e Motéis (8%). Já no Amazonas, houve queda no consumo em relação aos segmentos de Rede Online sendo (-41%), Hotéis e Motéis (-29%), Companhias Aéreas (-11%), Telecomunicações (-11%), Lojas de Roupas (-5%), Combustível (-4%) e Lojas de Artigos Diversos (-4%). Outros setores apresentaram alta no consumo como Prestadores e Serviços (15%), Serviços (9%), Automóveis e Veículos (6%) e Drogaria e Farmácia (3%).
Os demais setores do país que mostram recuperação no consumo são Diversão e Entretenimento, Telecomunicações, Transporte e Combustíveis. Os dados demonstram que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercado (37%), seguido de Restaurante (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).