*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após o estado do Amazonas registrar uma queda acentuada de 8,1% no consumo das classes C e D no mês de fevereiro, o estado apresentou um cenário mais estável no mês de março em comparação ao mês de fevereiro, com percentual de 0,2% de avanço positivo. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander.
Os destaques de alta foram os setores Prestadores de Serviços (112%), Rede Online (19%), Combustível (18%), Transporte (12%), Drogaria/Farmácia (6%), Serviços (5%), Telecomunicação (3%) e Lojas de Roupas (2%). Já as quedas ficaram por conta dos setores de Automóveis e Veículos (-61%), Diversão e Entretenimento (-39%), Hotéis e Motéis (-28%), Restaurante (-2%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Companhias Aéreas (-2%).
O cenário observado no Amazonas foi um pouco diferente do Brasil. De acordo com o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no País nesse período foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.
Com exceção do Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).
O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.
A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.