Após receber denúncias pelos internautas e até mesmo pelo programa Cidade Alerta, Francinete Peres Magdalena, a mãe da YouTuber mirim Bel, do canal “Bel para Meninas”, foi investigada pelo Conselho Tutelar por ser acusada de práticas abusivas com a filha, nos vídeos na internet.
De acordo com a Veja, o relatório feito ao Ministério Público pelo Conselho Tutelar, que visitou duas vezes a residência da família, cita “exposição vexatória e degradante” da mãe com a filha. Fran pode ser, então, formalmente denunciada por maus-tratos.
Ainda para a Veja, Fran teria respondido: “Parece que a verdade não mais norteia as relações com o telespectador, leitor ou ouvinte, importando a notícia a qualquer preço, mesmo que seja falsa”.
Conheça o caso
Com mais de 18 milhões de inscritos, Fran fez da exposição na internet o negócio da família, e criou canais para ela, o marido e até a filha caçula de 5 anos, Nina. O “Bel para Meninas”, criado em 2013, foi o que mais teve sucesso, tendo hoje mais de 7 milhões de inscritos.
Na semana passada, um movimento nas redes sociais surgiu por meio da hashtag #SaveBelParaMeninas. Usuários do Twitter começaram a evidenciar momentos dos vídeos do canal delas onde Bel estaria sob coação da mãe, agindo por obrigação ou “sofrendo maus-tratos”, na visão de alguns.
Além disso, internautas também acusam os pais de Bel de não permitir que a YouTuber “cresça”. Segundo várias postagens, Bel, que se aproxima de seus 14 anos, segue sendo infantilizada para produzir conteúdo no canal do YouTube.
Antes de estourar, Bel e Fran começaram a fazer vários, desafios, entre eles o smoothie challenge, onde tem mais de 4 vídeos. Esse abaixo é um dos primeiros. Para vocês terem noção, a menina >>Vomita<< e a mãe ri pic.twitter.com/xI525oXZmC
— 𝙜 𝙞 𝙪 𝙡 𝙞 𝙖🥀 (@giuxsl) May 19, 2020