Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conselho Regional de Odontologia pede inclusão de cirurgiões-dentistas em hospitais do Amazonas

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A inclusão de cirurgiões-dentistas em ambiente hospitalar pode ajudar a salvar vidas, previne infecções na região bucal, reduz tempo de internação e pode ainda ajudar a poupar recursos públicos. Com esses argumentos, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas esteve na manhã desta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Amazonas para sensibilizar os deputados para a importância da presença desses profissionais dentro dos Hospitais do Estado.

Dr. Hugo Seffair foi acompanhado da Dra. Andrea Logatto, Coordenadora de Odontologia da Sociedade de Medicina Intensiva da Região Norte. A especialista em Odontologia Hospitalar explicou que já existe uma resolução da Anvisa que prevê a obrigatoriedade da assistência odontológica nos leitos de UTI, mas, na prática, essa norma não funciona como deveria.

“Fazemos esse serviço dentro dos hospitais, mas não com efetividade. Não tem a lei, não tem contratação. E, quando estamos dentro do hospital, a gente interage com a equipe multi, o que é de suma importância. (…)Porém, eles não têm a obrigação de detectar focos de infecção na cavidade bucal, porque não é a área de atuação deles”, disse.

Já tramita na casa, o Projeto de Lei nº 893/2023, de autoria do Deputado George Lins (União), que estabelece as diretrizes para implementação da odontologia hospitalar no âmbito do Estado do Amazonas.

O PL elenca as funções dos profissionais que devem, por exemplo, fazer a avaliação e diagnóstico das infecções da cavidade bucal; diagnosticar e tratar as condições bucais que possam colaborar para a manutenção ou piora de desordens sistêmicas graves, entre outros.

A inclusão de cirurgiões-dentistas pode reduzir drasticamente as chances de infecções respiratórias, por exemplo. Um estudo feito pela USP de Ribeirão Preto apontou que a redução pode chegar a 60%. De acordo com o deputado que propôs o projeto, é um trabalho de prevenção que pode ajudar a salvar vidas e ainda reduzir custos para o Estado.

“Se a gente está visando prevenção, então, a gente está promovendo, a longo prazo, economia. Porque, se a gente pensa que parte das infecções respiratórias, elas acontecem pela falta da assistência, pela falta da saúde bucal, da prevenção, e com isso, a gente tem um tempo de internação maior, se eu coloco um odontólogo e promovo a prevenção, eu diminuo a chance daquele paciente ficar mais tempo internado, então eu onero menos o Estado.”

No Brasil, 8 Estados já têm uma legislação específica para obrigar os Hospitais a terem odontólogos nas equipes de multidisciplinares. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Goiás, por exemplo.

“Sabemos hoje que em setembro deste ano, o Brasil atingiu e ultrapassou o número de 400 mil cirurgiões-dentistas. Hoje, o Brasil é o maior país com cirurgiões-dentistas do mundo. Então, temos também de fazermos a melhor e a maior odontologia do mundo. E, certamente, com essa lei provada nesse Estado, nós vamos contribuir com essa melhora.”, disse o Dr. Hugo Seffair na tribuna da casa legislativa.

Atualmente, existem poucos cirurgiões-dentistas que atuam em hospitais. São menos de 20 e menos ainda atuam diretamente com a especialidade de Odontologia Hospitalar.

Nas unidades de saúde vinculadas ao Estado apenas a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM) dispõe desses profissionais.

Odontologia Hospitalar

Em agosto de 2023, o Conselho Federal de Odontologia passou a considerar a Odontologia Hospitalar uma especialidade dentro da profissão e a expectativa é que com a legislação aprovada, mais profissionais se interessem pela área de atuação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.