*Da Redação Dia a Dia Notícia
O réveillon está se aproximando e com ele surge um momento de reflexão de como foi seu ano e o que você deseja para os 365 dias seguintes. Por isso, o Dia a Dia Notícia separou algumas dicas de simpatias e tradições para se realizar certas superstições na virada e ter sucesso no novo ano, seja financeiramente, no trabalho, em relacionamentos, ou nas mais diversas áreas da vida.
Pular 7 ondinhas
Também conhecida como “7 ondas de Iemanjá”, essa superstição também está relacionada com uma tradição das religiões de matriz africana. Nela, ao pular as ondas, a pessoa estaria fazendo referência aos 7 sentidos da vida ou as 7 qualidades de Deus, representadas por 7 Orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá. Esse ritual serve para atrair boa sorte e coisas boas para o ano que está começando e também deixar para trás o que não foi bom do ano anterior.
Roupa nova
Quem nunca ouviu “Ano novo, roupa nova”? A crença diz que você precisa passar o réveillon com, pelo menos, uma peça de roupa que nunca vestiu antes. Assim, você se abre para novos caminhos e deixa para trás as coisas que viveu com as roupas já usadas. Detalhe: geralmente recomendam que a calcinha ou cueca seja nova e a cor que você escolher pode atrair coisas diferentes para o novo ano.
Comer lentilha
Existe superstição até para o que você deve comer na noite do dia 31 de dezembro, que nesse é caso da lentilha. Acredita-se que esse alimento traz sorte e fartura para o ano seguinte. Essa simpatia foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos, mas sua fama é ainda mais antiga, tendo sido citada no livro Gênesis quando Esaú renunciou à primogenitura em troca de um prato de ensopado de ervilhas, e mais tarde se tornou um chefe rico e poderoso.
Pular com o pé direito
Começar alguma coisa com o pé direito significa que é começar bem, nesse caso é literalmente entrar com o ano com o pé direito. Segundo a simpatia, antes da 00h você deve subir em uma cadeira ou degrau e ao terminar a contagem regressiva, você pula para o chão, com o pé direito, mentalizando boas energias para o ano que está chegando.
Limpar a casa
A sua casa é onde você recarrega as energias, e é pensando nisso que o ritual de arrumá-la para o réveillon surgiu. Segundo especialistas, o equilíbrio e a arrumação do lar podem influenciar positivamente no início de novos ciclos, principalmente o começo de um ano. O bom é alinhar a limpeza com o desprendimento e aproveitar o momento para desapegar de roupas e objetos que não esteja mais utilizando.
Estourar espumante
Presente em diversas partes do mundo, essa tradição está ligada às comemorações da realeza europeia. Antigamente, como era um artigo de luxo, o espumante foi considerado o “vinho dos reis”.
Hoje, é comum brindar o Réveillon com diferentes tipos de bebidas, mas tem quem não abra mão da garrafa que gera o inconfundível barulhinho da rolha estourando.
Soltar fogos de artifício
Essa prática foi difundida pelos chineses que, para começar bem o ano, apostavam na combinação de muitas luzes e barulhos. O objetivo? Afugentar os maus espíritos!
Atualmente, é possível encontrar fogos de artifício silenciosos que produzem efeitos lindíssimos. Então, se você faz questão de tê-los em sua festa de virada, saiba que o barulho não precisa ser um problema.
Comer doze uvas
Entre as diversas simpatias e rituais presentes no final de ano, uma que tem ganhado cada vez mais espaço é a de comer doze uvas no Ano Novo. A escolha pela fruta e a quantidade ingerida não são por acaso e estão relacionadas ao desejo de que o próximo ano seja repleto de realizações.
Além disso, é possível adaptar o ritual de comer uvas de acordo com os desejos para o ano novo ou conforme a personalidade de quem consome a fruta. Também há a possibilidade de incluir as sementes de uva na simpatia, para atrair ainda mais boas energias.
A simpatia de comer doze uvas no Ano Novo tem origem na Espanha. No começo do século XX, o país basco teve uma boa colheita da fruta, o que fez os produtores venderem as uvas excedentes como “uvas da sorte”, em caixas com 12 frutas.
De acordo com a cultura local, ao consumir as uvas em 31 de dezembro, é possível fazer um pedido a cada uva que se come, sendo um desejo para cada mês do novo ano. A quantidade também está relacionada as doze badaladas de relógio à meia-noite do Ano Novo.
E aí, gostou de aprender o significado das principais tradições e simpatias de Ano Novo?
