*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O mutante do Brasil “Mancha Solar”, que pode absorver radiação, é Roberto da Costa, filho de Emmanuel da Costa, um rico empresário brasileiro, e Nina, uma arqueóloga americana. Ele estará presente no elenco principal da animação X-Men ’97, que está programada para estrear no Disney+ no outono de 2023.
Em uma divulgação no site oficial da Marvel, o personagem aparece em uma capa, destacando o “elenco” do desenho. Na imagem, doze mutantes receberam os holofotes, são eles: Tempestade, Jean Grey, Ciclope, Magneto, Vampira, Gambit, Fera, Wolverine e Jubileu, com agora a adição ao time principal do Bishop, Morpho e Mancha Solar.
Sobre o personagem
Como quase todo garoto do Brasil, ele foi um excelente jogador de futebol e manifestou seus poderes durante uma partida, após ficar irritado com uma agressão do adversário. Seu corpo e roupas ficaram escuros. Roberto procurou ajuda, mas os jogadores e o público fugiram do local. Apenas sua namorada, Juliana Sandoval, ficou ao seu lado.
Então, Charles Xavier foi informado da situação e encaminhou Moira MacTaggert e os jovens mutantes Karma e Miragem para ajudar o brasileiro. Roberto passou por um treinamento para lidar melhor com seus poderes e se tornou integrante dos Novos Mutantes.
Após a morte do seu pai, ele precisou deixar os Novos Mutantes e assumiu os negócios da família. Nesse intervalo de tempo, Cable transformou a equipe na X-Force. Após os eventos de Vingadores vs X-Men, Mancha Solar aceitou se tornar parte dos Vingadores.
Roberto decidiu usar a fortuna de sua família para comprar a organização A.I.M., tornando-se seu líder. A ideia era justamente usá-la para ajudar os Vingadores e até chegou a formar sua própria versão da equipe, composta por heróis como Gavião Arqueiro, Luke Cage, Hulking, Wiccano e Garota Esquilo.
Nesse intervalo de tempo, Roberto desenvolveu a doença conhecida como M-Pox, que surge em mutantes após entrarem em contato com a Névoa Terrígena dos Inumanos. Ele também perdeu o controle de seus poderes, ao notar que se os utilizasse, poderia envelhecer de forma prematura, apesar de eles terem chegado ao seu ápice.
Poderes do brasileiro
O Mancha pode absorver radiação solar afim de aumentar a força física. O brasileiro faz seu corpo ficar escuro (não olhos) para melhorar a absorção da energia, a partir daí, pode transformar a radiação para vários usos. Sendo eles:
- Capacidade de voo;
- Melhora em sua força física e durabilidade;
- Manipulação térmica;
- Disparar rajadas de energia, compostas por plasma;
- Manter seu próprio sustento sem a necessidade de se alimentar;
- Imunidade ao calor e fogo.
Roberto ainda possui grandes conhecimentos de artes marciais, além de ser um excelente atleta e estrategista.