*Da Redação Dia a Dia Notícia
“B.A – O Futuro Está Morto” é bem mais que do que uma produção que discute o afeto, um Brasil descontrolado pela industrialização e uma amostra do quanto a juventude está mudando sua forma de se relacionar. O protagonista da trama, Ariel, fala mais alto: ele é interpretado por Benjamín, artista de 24 anos que é o primeiro homem transexual a ser personagem principal de uma série inteiramente produzida e gravada no Brasil lançada pela HBO Max.
Em setembro de 2020, no auge da pandemia, o ator contou nas redes sociais a sua história. Ele anunciou que tinha realizado sua transição de gênero. Antes, o ator de Sorocaba chegou a integrar temporada de 2019 de “Malhação”, como a vilã Martinha. Agora, assinando como Benjamín, sua vida ganha novos voos.
“Confesso que não consigo dividir tanto assim em passado e presente, eu não penso assim. As pessoas falam dessa forma, e tá tudo bem, cada um tem um processo”, explica Benjamín. “Hoje tenho uma dimensão maior dos preconceitos que enfrentei e ainda enfrento, mas sinto que cheguei a um lugar de conforto. Sempre terei o inconformismo, os preconceitos atravessam a sociedade, mas estou feliz com esse momento.”
O ator reconhece que teve privilégios para realizar sua transição e, por isso, fez questão de compartilhar todo o processo nas redes sociais, incluindo o dia em que emitiu seu novo RG, em junho de 2022. Tudo foi feito de forma consciente. “Pessoas me xingaram, recebi textos e mais textos de mega conservadores, que vão continuar existindo. Como é que essas pessoas chegam a esse ponto e têm esse tempo livre?!”
Agora, em outubro de 2023, o cenário é de completo agito para o artista multifacetado. Além de “B.A. – O Futuro Está Morto”, Benjamín lança seu segundo single, “sinto muito”, na terça-feira (31), com videoclipe no dia seguinte, em seu canal no YouTube.
*Com informações da Folha de S. Paulo