Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conheça as propostas dos candidatos ao governo para o desenvolvimento econômico do Amazonas

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Recentemente, a Zona Franca de Manaus (ZFM) esteve no centro das atenções principalmente na esfera política, devido aos decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), onde um deles reduzia em 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que na avaliação dos políticos amazonenses prejudicariam a ZFM. Em razão disso, promessas relacionadas à Zona Franca se destacam nos planos de governo dos candidatos que disputam o governo do Amazonas, conheça as principais propostas econômicas, selecionadas pelo Dia a Dia Notícia, de cada um.

Wilson Lima (União Brasil)

O governador do estado e candidato à reeleição propõe investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, formação e aperfeiçoamento de pessoal, combinando com a concessão de benefícios fiscais para a conquista de competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Além de ações de consolidação de novas matrizes econômicas como o turismo, mineração sustentável, bioindústria e energias renováveis.

Executar mais de 160 0bras estruturantes em todo o Amazonas, que servirão para fortalecer a economia do Estado e melhorar os serviços prestados à população, gerando mais de 100 mil empregos.

Fortalecimento as políticas públicas voltadas à bioeconomia em Unidades de Conservação, visando o diagnóstico, capacitação, aprimoramento da produção e suas cadeias produtivas, fortalecendo a economia, principalmente com a geração de renda para populações que moram nas áreas mais profundas da floresta.

Amazonino Mendes (Cidadania)

Sem causar prejuízos a Zona Franca, pretende investir no fomento das potencialidades regionais e de novas atividades industriais com ênfase no petróleo e gás, além do estímulo aos setores de comércio, serviços e construção civil; Desenvolver ações para gerar riquezas a partir da manutenção da floresta em pé, ingressando no mercado de carbono; implantar um Polo Petroquímico no município de Itacoatiara.

Carol Braz (PDT)

Tem como premissa criar o programa Zona Franca Forte, para fortalecer a ZFM; instituir o ICMS Verde para incentivar empresas com sua economia baseada na sustentabilidade; Desenvolver as potencialidades do Estado como o turismo e a industrialização da cadeia produtiva local, focando na bioeconomia, cosméticos, fármacos, peixes, etc.

Além disso, propõe criar o Conjunto de Cooperativas Populares para costureiras, maquiadoras, padeiros, ambulantes, pescadores cozinheiras, artistas, empreendedores em geral, visando aquecer a economia nos municípios e gerar renda.

Incentivar o surgimento e instalação de novas empresas com o propósito de desenvolvimento tecnológico; Reformular a política pública de trabalho do Estado, dirigindo-a para o aproveitamento das potencialidades locais e regionais, dentro da política de desenvolvimento econômico, entre outras propostas.

Israel Tuyuka (Psol)

Pretende manter o compromisso com a Zona Franca de Manaus para garantir postos de trabalhos; buscar recursos financeiros de investimento internacional para potencializar o Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia para a Industria a partir de parcerias com as Universidades Federal do Amazonas e a Universidade Estadual do Amazonas.

Investir no desenvolvimento da Sociedade Civil Organizada, a partir de linhas de crédito e chamamentos públicos pela Afeam, para garantir a prática da economia solidária nas diversas produções populares; Desenvolvimento das potencialidades regionais das produções rurais, agroecológicas, extrativistas e artesanais de comunidades e cooperativas dos interiores do estado do Amazonas.

Eduardo Braga (MDB)

O senador possui como proposta revitalizar e fortalecer a Zona Franca de Manaus, trazendo mais indústrias e garantindo a geração de empregos qualificados, incorporados à cadeia produtiva do estado; Mais exploração de gás nobre, na industrialização e na indústria gás química para introduzir o estado no mercado nacional e internacional de fertilizantes sem desmatamento.

Explorar produtos florestais madeireiros e não madeireiros com tecnologias inovadoras para transformar o interior do Amazonas em polos descentralizados de emprego e renda na macro e microeconomia; transformar o estado no maior celeiro de emprego e renda do país, ancorado na macroeconomia e na economia sustentável da floresta amazônica.

Henrique Oliveira (Podemos)

Possui foco na consolidação dos grandes empreendimentos estruturadores, para atrair mais desenvolvimento e geração de renda e empregos, com investimentos na ordem de R$ 20 bilhões e geração de 30 mil empregos diretos; Melhorar o ambiente de negócios para atrair novas empresas através da desburocratização e revisão política tributária do estado.

Tem como proposta também fomentar a qualificação da mão de obra em parceria com as iniciativas públicas e privadas, além de ampliar a utilização de novas fontes energéticas como fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Propõe fortalecer e defender a Zona Franca de Manaus, com investimentos em logística de transporte e internet, segurança rodoviária e fluvial, para aceleração da produção e o escoamento dos bens produzidos no Polo Industrial de Manaus e dos novos polos de desenvolvimento que pretende implementar na capital e no interior.

Viabilizar o financiamento de empreendimentos visando o desenvolvimento econômico territorial do estado do Amazonas por meio de bancos nacionais e internacionais como, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

Obter o licenciamento para a exploração das reservas de Silvinita de Autazes, para atrair investidores para instalação de uma planta de produção de Ureia em Coari ou em Silves; Desenvolver a agricultura de precisão no Amazonas; ampliar a exploração do manejo florestal no estado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.