Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conheça as propostas de governo dos onze pré-candidatos da Prefeitura de Manaus

Foto: Reprodução

*Alice Almeida – Dia a Dia On-line

Após o registro dos onze pré-candidatos à Prefeitura de Manaus ter sido concluído nesta quinta-feira, 24, as propostas com o plano de governo dos nomes começam a ser apresentadas para a população, algumas em fase de construção, outras já mais avançadas. Saiba mais o que cada um trata nos documentos, disponíveis na plataforma Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alfredo Nascimento

O plano de governo apresentado por Alfredo Nascimento (PL) e a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) traz uma primeira versão de suas propostas, que será concluída após a incorporação de mais ideias. Alguns destaques são a implantação de um sistema de transporte fluvial, a criação da praia da Ponta Branca, na zona Leste, e a volta do Programa Médico da Família, crido na sua gestão como prefeito de 1997 a 2004.

A chapa também propõe o fornecimento de fardamento e material escolar para todos os alunos e a universalização da escola, além de um serviço ambulatorial para cães e gatos, a criação do Banco Popular Municipal e a construção de um crematório público.

Amazonino Mendes

O pré-candidato Amazonino Mendes (Podemos) também apresenta um plano ainda em construção, baseando-se, como diz, nos seus “40 anos de vida dedicados à gestão da coisa pública”. Entre as propostas, ele cita o programa Leite do Meu Filho, criado na sua gestão passada e os serviços itinerantes de saúde como a Carreta da Mulher.

Ele promete instalar câmeras nas paradas e nos ônibus com o intuito de diminuir os assaltos e ampliar o cadastro de famílias para benefício da tarifa social de água e energia, além de ofertar serviços de saúde bucal e ocular nas escolas para as crianças e adolescentes e reestruturar o Centro de Zoonoses para virar um Hospital Municipal Veterinário.

David Almeida

Segundo lugar nas pesquisas eleitorais, David Almeida (Avante) afirma ter criado um plano de governo não apenas para um mandato, mas com visão até o ano de 2030. Algumas áreas são destaque, como a saúde, com metas de ampliar a cobertura da atenção básica para 75% e reduzir a taxa de mortalidade infantil em 10% e a educação com a adoção de um ensino focado nas carreiras e no empreendedorismo.

Sobre infraestrutura e mobilidade urbana, o pré-candidato apresenta propostas ambiciosas como o sistema inteligente de semáforos, o alargamento de ruas e avenidas e a instalação de uma rodoviária no local onde foi o Aeroporto Eduardinho. Ele também propõe a construção de um corredor de ligação entre os eixos Norte e Sul, além de um corredor viário exclusivo para ônibus.

Zé Ricardo

Em apenas três páginas, o plano de governo do pré-candidato Zé Ricardo (PT) afirma que está ainda em fase de diagnóstico das contribuições recebidas para as propostas, tendo como principal foco as pessoas em condições de baixa e baixíssima qualidade de vida, que segundo o IBGE é 40% da população de Manaus.

O documento cita como referência os 11 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como eixos de atuação a inclusão social, o desenvolvimento econômico e urbano, a preservação ambiental e a transparência administrativa com participação popular.

Capitão Alberto Neto

Oficial da Polícia Militar, o capitão Alberto Neto (Republicanos) trata sobre problemáticas, objetivos e eixos de atuação no seu plano de governo, sem se aprofundar muito nas propostas de ações. Sobre a segurança pública, ele defende uma articulação interinstitucional, com participação social para a prevenção de crimes.

O pré-candidato afirma que, caso eleito, estará comprometido com programas do governo de Bolsonaro no âmbito dos esportes. O capitão também propõe a criação de um PAC do Empreendedor, a implantação de escolas cívico-militares na rede municipal e ações de incentivo ao uso de energias limpas.

Ricardo Nicolau

Diretor do grupo Samel, o deputado Ricardo Nicolau (PSD), que tem o médico Dr. George Lins (PP) como pré-candidato a vice, propõe a criação do Hospital da Prefeitura de Manaus, de uma nova Maternidade Municipal e de Prontos-Socorros Odontológicos em todas as zonas da cidade.

Há também propostas para a saúde de recuperados da Covid-19 com sequelas, da mulher, escolar e de dependentes químicos, além de serviços que prometem menos filas para agendamento de exames e acesso a medicamentos.

Nicolau pretende instalar câmeras de reconhecimento facial em ônibus e pontos estratégicos da cidade, criar a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reativar o Museu do Porto, criar o Distrito da Economia Popular de Manaus, entre outras propostas.

Coronel Menezes

Ex-superintendente da Suframa, coronel Menezes (Patriotas) promete fortalecer o Polo Industrial de Manaus, sendo atuante na atração de novos investidores. Ele também propõe apoio para micro e pequenas empresas, por meio de fundos e contratações para o município.

Menezes diz que pretende construir um viaduto na Rotatória da Feira do Produtor e estudar a viabilidade de passagens de nível em diversas avenidas, incluindo entre a Ponta Negra e o bairro Dom Pedro. O pré-candidato também promete criar mais corredores exclusivos para ônibus.

Chico Preto

Chico Preto (DC), que também é vereador de Manaus e advogado, destaca no seu plano propostas em torno das finanças públicas, defendendo reformas administrativa e tributária. Ele diz que irá, caso eleito, implantar painéis de energia solar nos órgãos da Prefeitura, para economia nos gastos com energia.

O pré-candidato destaca o desenvolvimento no setor turístico e hoteleiro como a criação de um Plano Municipal de Turismo e do aplicativo Conheça Manaus para apoio ao turista.

Outras propostas que chamam atenção são a defesa do programa Escola Sem Partido, o oferecimento de benefícios fiscais para empresas que contratarem cidadãos manauaras em extrema pobreza e a realização de exames médicos em clínicas e hospitais privados nos turnos da noite e madrugada.

Romero Reis

O empresário Romero Reis (Novo) destaca em suas propostas a Parceria Público Privada (PPP) para implantação de um sisema BRT no transporte coletivo, de uma rede de creches para atender 100% das crianças de 0 a 3 anos e na administração municipal no total.

O pré-candidato que vai estrear a disputa do partido Novo nas eleições de Manaus também cita os princípios de meritocracia, no âmbito dos funcionários e gestores públicos, e desburocratização de serviços. Ele promete abrir 3.000 bolsas de estágio remunerado, implementar sistemas de Carbonização no tratamento de lixo e de transporte aquaviário na orla da cidade.

Gilberto Vasconcelos

Defensor de uma ideologia revolucionária e socialista, o pré-candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) diz que não acredita no processo “desigual e influenciado pelo poder econômico” das eleições.

No seu plano de governo, apresentado para cumprir as obrigações legais do TSE, ele propõe a estatização de todos os hospitais e escolas particulares da cidade, tarifa zero do transporte coletivo e Conselhos Populares que “tenham mais poder do que a Câmara de Vereadores”.

Marcelo Amil

Marcelo Amil (PCdoB), advogado e o pré-candidato que declarou a menor quantidade de bens, traz diversas propostas para o Centro de Manaus, entre elas a criação de um Píer da Manaus Moderna e da Feirinha da Getúlio Vargas aos moldes da Eduardo Ribeiro.

Amil também propõe a construção de uma linha de transporte sobre trilhos, do Viver Melhor ao Coroado, além do transporte fluvial com portos na Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Tarumã. Outros destaques do plano são a reconstrução do Shopping Cecomiz e a criação da Universidade Municipal de Manaus de ensino EAD.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.