*Da redação Dia a Dia On-line
A cultura de se celebrar o encerramento de um ciclo vem da Roma, quando o Imperador Júlio Cesar criou essa data. O mês que se iniciava era dedicado ao deus Jano, por isso o nome ‘janeiro’. Para iniciar o ano muitas pessoas fazem as simpatias com o objetivo de trazer boa sorte, garantir conquistas e prosperidade no ano que se inicia.
Conheça algumas simpatias:
Roupas brancas
Uma das maiores tradições de Ano Novo é usar roupas brancas para trazer paz, purificação e boas energias no Ano que se inicia. O hábito foi trazido ao Brasil pelas religiões africanas.
Lentilhas
Ao contrário do que muitos pensam, a lentilha não simboliza exatamente a vinda de dinheiro, mas sim, fartura e a crença foi trazida ao Brasil pelos Italianos. Para os que desejam um ano farto e com comida vasta, acredita-se que comer uma colher de lentilha na ceia de Ano-Novo é a simpatia ideal.
Dinheiro no sapato
Os ditados populares dizem que dinheiro atrai dinheiro, por isso passar com ele para garantir que haverá o ano todo. Passar com uma cédula no sapato atrai sorte, segundo as boas línguas. Essa tradição vem do ocidente, que acredita que as boas energias vem pelos pés.
Champagne
Acredita-se que o espumante traga sorte e prosperidade para o ano que se inicia. Nem sempre é viável, mas na maioria das vezes acredita-se que para a tradição ser totalmente concretizada, deve-se consumir o champagne em taças de cristal, já que as mesmas purificam as energias espirituais.
Queima de fogos
Uma das tradições que não pode faltar é a queima de fogos. O hábito vem da crença dos povos antigos que o barulho espanta os espíritos ruins.