Os antioxidantes e as fibras solúveis são importantes para controlar os triglicerídeos, moléculas de gordura encontradas no sangue que são produzidas a partir do consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura ou pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Valores de triglicerídeos superiores a 200 mg/dL podem ser prejudiciais à saúde, provocando o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), endurecimento das paredes arteriais e desenvolvimento de doenças cardíacas, além de inflamações no pâncreas.
Para reduzir os triglicerídeos, deve ser seguido o tratamento recomendado pelo cardiologista, que poderá indicar uma dieta mais saudável, com alimentos naturais e a adoção de atividades físicas regulares. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uso de remédios.
Conheça seis receitas simples e fáceis de fazer que ajudam no controle dos triglicerídeos e do colesterol:
Suco de abacaxi e bagaço de laranja
A combinação é ótima para baixar os triglicerídeos porque possui fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo também para a diminuição das taxas de colesterol.
Ingredientes
2 copos de água;
2 rodelas de abacaxi;
1 laranja com bagaço;
Suco de 1 limão.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba diariamente, duas vezes ao dia: de manhã e à noite.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e as toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e o colesterol.
Ingredientes
1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
1 xícara de água.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e, depois, acrescente a cúrcuma. Tampe e deixe em repouso durante um tempo de cinco a dez minutos. Coe e beba duas a quatro xícaras do chá por dia.
Água de aveia com canela
A aveia contém beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a absorção de gorduras a nível intestinal, enquanto a canela é rica em antioxidantes. Os dois ingredientes juntos favorecem a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol.
Ingredientes
1/2 xícara de aveia em flocos;
500 mL de água;
1 pau de canela.
Modo de preparo
Misturar a aveia em flocos com a água e o pau de canela e deixar repousar durante a noite. Coe o preparo no dia seguinte e beba ainda em jejum. A bebida deve ser consumida diariamente.
Suco de beterraba com maçã
A beterraba e a maçã possuem grande quantidade de fibras. Juntas, elas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol “ruim”. O limão entra nesta receita para ajudar a limpar o organismo com o seu alto teor de vitamina, minerais e antioxidantes.
Ingredientes
50 g de beterraba;
2 maçãs;
Suco de 1 limão;
1 pedaço pequeno de gengibre.
Modo de preparo
Corte a beterraba e as maçãs em pedaços pequenos e misture com os outros ingredientes no liquidificador. Beba 1 copo do suco diariamente.
Água de alho
O alho possui propriedades antioxidantes que favorecem a diminuição dos níveis de triglicerídeos e de colesterol, reduzindo o risco doenças cardíacas.
Ingredientes
1 dente de alho;
100 ml de água.
Modo de preparo
Machuque um dente de alho e deixe-o em repouso na água de um dia para o outro. Beba a água na manhã seguinte, em jejum.
Além da água, o alho também pode ser utilizado para temperar os alimentos, na forma de chá ou mesmo ingerido na forma de cápsulas.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é rico em compostos fenólicos, principalmente flavonoides – que atuam como antioxidantes e favorecem a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol.
Modo de uso
Idealmente, deve-se consumir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã por dia. Ele pode ser utilizado para temperar saladas e alimentos. O consumo do vinagre puro não é recomendado porque pode desgastar o esmalte dos dentes ou causar feridas na garganta.
Para ter o máximo de benefícios, é importante que os remédios caseiros listados acima sejam acompanhados por uma alimentação equilibrada e saudável, com frutas e vegetais e que o consumo de alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas seja evitado. É importante destacar que o consumo desses remédios não substitui os tratamentos indicados por médicos.