Manaus, segunda-feira 26 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Congresso internacional expõe urgência de protocolos de segurança para a imprensa na Amazônia

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Amazônia continua sendo um território extremamente perigoso para a imprensa. Um debate sobre a urgência de protocolos de segurança para jornalistas e suas fontes voltou à tona três anos após o assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira. O cenário, marcado por violência e desinformação, foi discutido por profissionais experientes da área. A jornalista amazonense, Paula Litaiff, CEO da Revista Cenarium, participou desse debate no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, realizado nessa quinta-feira (10).

Segundo a jornalista Steffanie Schmidt, do site “O Varadouro”, a cobertura de ilegalidades socioambientais na região é um “cenário cotidiano” de conflito. Paula Litaiff, fundadora da Revista Cenarium, destacou que os desafios sociopolíticos e geográficos colocam a vida dos profissionais e suas fontes em risco, tornando a adoção de protocolos de segurança nas redações essencial.

O relatório “Fronteiras da informação” do Instituto Vladimir Herzog, revela 230 casos de violência contra jornalistas na Amazônia nos últimos 10 anos. A Abraji aponta que 57% dos ataques são realizados por agentes privados, como garimpeiros e traficantes, e 50% estão ligados a questões políticas. Schmidt criticou a falta de comprometimento estatal, que permite a sistematização do perigo na região.

Além dos riscos físicos, há desafios logísticos e a dificuldade de comunicação, já que muitos canais são controlados por criminosos. Schmidt sublinhou que a desinformação é usada como uma ferramenta para fortalecer discursos antiambientais na região.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.