*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O espetáculo “Dois Irmãos”, inspirado na obra do autor amazonense Milton Hatoum, estreia nesta sexta-feira (2), e fica em cartaz até o dia 26 de maio, todos os finais de semana, sempre 19h, no Buia Teatro, localizado na rua Dona Libânia, 300, Centro de Manaus, próximo ao largo São Sebastião.
De acordo com com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), será uma temporada com 12 sessões na capital amazonense, assinado pelo grupo “Menina Miúda Produções Artísticas”.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, é a primeira vez que o romance é produzido e estrelado por amazonenses e isso tem importância na representatividade em uma obra regional.
“O romance já foi adaptado para TV e espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo. A obra foi escrita por um autor amazonense, e ambientada em Manaus. “Dois Irmãos” ser protagonizado e produzido por amazonenses mostra como temos grande potencial artístico em Manaus, e não precisamos buscar representatividade em outras capitais, pois isso temos em abundância com nossos artistas”, afirmou Cardoso.
De acordo com Milton Hatoum, ao ser questionado sobre a nova adaptação da obra para o teatro em Manaus, apontou que é difícil a fazer a transcriação, mas que está animado com o trabalho.
“Fico muito contente com a criação do espetáculo. É um ato generoso adaptar, para o palco, um romance. E não é fácil fazer uma adaptação. No fundo, não se trata de uma mera adaptação. Trata-se de uma recriação, ou, como diriam os poetas concretos: uma “transcriação”. A partir do texto original, se faz uma tradução daquilo que você imagina da nova linguagem”, afirma o romancista.
Para o diretor da montagem, Cairo Vasconcelos, o que levou a adaptar a obra foram as questões do crescimento e o esquecimento da história de Manaus.
“Eu comecei a buscar referências da minha terra, do Amazonas, de Manaus, algo que eu conseguisse me aproximar ainda mais e tivesse mais domínio de falar no teatro. E também, o que me motivou foi o momento político que a gente tá vivendo, a obra do Milton Hatoum me deixa imerso e me agrada, porque eu consigo ver a Manaus do livro, que não mudou em determinadas situações: as questões do crescimento desordenado e o esquecimento da própria história de Manaus. Também é um conflito familiar, apesar de tudo isso, e me chama a atenção, eu gosto de conflitos familiares, e a família nunca esteve tão em voga”, destacou o diretor.
Sessões
Na primeira semana, há sessões nos dias 2, 3 e 4; na segunda semana, nos dias 9, 10, 11; na terceira, nos dias 16, 17 e 18; e na última semana, nos dias 24, 25, e 26. As sessões vão contar com intérpretes de Libras.
A classificação é livre para pessoas acima de 16 anos de idade e os ingressos para a primeira sessão já estão disponíveis e custam R$ 30 (inteira). O público pode adquirir as entradas pela internet, no Sympla, neste link.
Sobre a obra
Em “Dois Irmãos”, o autor retrata os conflitos de uma família em meio a Manaus do século XX. No centro do romance, estão dois irmãos, Yaqub e Omar. O relacionamento entre eles é marcado por tensão e rivalidade, o que acaba resultando em uma tragédia que muda o curso de suas vidas.
