A propaganda é a alma do negócio como todo mundo já sabe e, neste mês, comemora-se o dia do Profissional de Propaganda que desde de antes da era da televisão e do rádio, já fazia parte da rotina das pessoas. Os primeiros a inserir propagandas foram os jornais em meados de 1800, ainda com gravuras e ilustrações.
“Hoje, temos imensos recursos tecnológicos e é impossível caminhar dois minutos sem encontrar uma propaganda, mas o diferencial que todos os publicitários procuram, são insights criativos que fiquem na memória popular”, diz Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda e que atua no ramo há mais de 15 anos.
Seja contando histórias engraçadas ou emocionantes. Sempre teremos uma propaganda que fica como um marco histórico. Confira 5 propagandas que fizeram história:
• O primeiro Valisére a gente nunca esquece
Este foi um dos dois únicos comerciais a representar o Brasil no livro dos 100 melhores comerciais de todos os tempos de Bernice Kanner (1999), e faturou o Leão de Ouro, prêmio mais importante para a publicidade. E até hoje a frase “o primeiro a gente nunca esquece”, é usada. O termo faz menção ao primeiro sutiã.
• Bichinhos da Parmalat
Foi em 1996, que a campanha do leite da Parmalat virou febre no Brasil. O take do comercial mostra várias crianças vestidas com roupas de animais bebendo leite, o jingle (música) ficou por muito tempo na mente das pessoas, além da frase “Tomou?” ficou na boca das pessoas por muito tempo. Com o vídeo foi lançado a campanha que ao comprar o leite e juntar cupons poderia adquirir os bichinhos de pelúcia da campanha. Isso levou pais, do Brasil inteiro, na corrida para adquirir e colecionar os exemplares. Além de todos os bebês nascidos nessa época terem fotos fantasiados de animais.
• Comercial do Bombril
Marco na história dos comerciais, mais de 1000 takes foram gravados com o ator Carlos Moreno, que por mais de três décadas foi o garoto propaganda da Bombril, associando a rotina das pessoas com a marca. Isso lhe rendeu um record no Guiness Book em 1994 por ser o garoto-propaganda mais longevo do mundo da publicidade. A frase ” mil e uma utilidades” continua no nosso cotidiano, mesmo após o ator se despedir oficialmente em 2011 do posto, ele continua associado à marca na memória dos brasileiros.
• Pôneis Malditos
A Nissan, em 2012, criou uma propaganda “chiclete”, com direito a várias versões. A música até hoje ficou no imaginário das pessoas. Ele associava a potência do novo carro à cavalos enquanto os concorrentes possuíam “pôneis malditos”, além do jingle marcante, os pôneis do comercial eram no formato de animações, também caindo no gosto das crianças da época.
• Folha de S. Paulo
Um comercial que marcou o mundo publicitário e atingiu a todas as pessoas levando-as a reflexão foi propagado em 1987, e até hoje é referência nas aulas de publicidade e história. A narração tem feitos muitos bons de uma pessoa, que no final revela-se ser o ditador alemão Adolf Hitler. A estratégia foi justamente pensada na mensagem que eles queriam passar com a propaganda
“É possível contar um monte de mentiras dizendo apenas verdades”. Com isso o jornal consolidava se como uma mídia de veracidade e informações reais.
Fonte: Godiva – Agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo.