Search
booked.net
Search
Close this search box.

Confira a programação da ‘Agenda Virtual’ para o final de semana

Projeto compõe programação do Portal da Cultura, que, de abril a agosto, teve 150.936 visualizações e 50.193 novos usuários

Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual”, iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, registrou 328 lives no Portal da Cultura. O projeto, que faz parte do “Cultura Sem Sair de Casa”, contou com cadastros de música, festivais on-line e lives individuais, com temas como LGBT, desafios das artes cênicas e circenses, fotografia, ioga, meditação e alongamento.

 

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que a “Agenda Virtual” surgiu no período de isolamento social para ampliar o alcance das propostas apresentadas pelos artistas, com espaço para diversidade de perfis. Segundo ele, em quatro meses, o Portal da Cultura teve 150.936 visualizações de página e 50.193 novos usuários no site.

 

“Agora começamos a adaptar esta ferramenta para oferecer visibilidade no momento de flexibilização, para que possamos manter o apoio na divulgação das atividades artísticas”, afirma o titular da pasta. “É importante ressaltar que o Portal da Cultura deve ser uma referência em serviços e, por isso, está disponível para atender a todos os públicos, do artista a população”.

Receptividade

 

Presença certa na “Agenda Virtual” em quatro meses, o cantor Luso Neto conta que realizou 14 shows on-line, em diferentes plataformas digitais, entre elas Instagram e Youtube. Nesta quinta-feira (27/08), às 21h30, ele segue para a última live, “Revival”, no Facebook.

 

“As lives foram nosso resgate, para manter o contato com o público e colocar a nossa arte em evidência,. Foi a forma que encontramos para reverter muitos shows cancelados. Eu estava com a agenda de eventos até junho quando começou a pandemia”, comenta o artista. “E as lives foram muito boas, sendo nove shows inéditos, criados para este formato, com visualizações de até 3 mil pessoas no Facebook e me ajudaram bastante na renda durante um bom tempo. Volto aos palcos em setembro, mas para apresentações pontuais e com todas as precauções necessárias”.

 

Quem também se tornou tradição on-line, mas nos almoços de sábado, foi o cantor Agenor Vasconcelos, da banda Agenor, Agostinho e Léo. Ele comandou o Instagram do Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato 18 vezes.

 

“As lives foram uma maneira para driblar a pandemia, me renovar e uma forma de entrada de recursos, o que me ajudou bastante. A resposta foi positiva em todos os sentidos, toda live já começava com ela paga”, conta o baixista. “Foi também uma ótima oportunidade de divulgar o trabalho autoral, e a aceitação do público é muito massa. Com a live na hora do almoço, consegui alcançar pessoas de todo mundo, muitos manauaras que moram fora de Manaus me ajudaram financeiramente”.

 

A primeira live da cantora Duda Raposo também fez parte da “Agenda Virtual” no mês de julho e contou com o apoio da divulgação da Secretaria de Cultura do Amazonas.

 

“Nós, artistas locais, precisamos desse reconhecimento para darmos continuidade aos nossos projetos. É um prazer enorme poder contar com esse apoio para a realização de um trabalho tão importante para mim”, afirma.

 

O cantor Michael Lima, de Itacoatiara, reforça que os shows on-line trouxeram para os artistas a oportunidade de ultrapassar os limites do Estado.

 

“Essa divulgação foi muito importante porque manteve a visibilidade do nosso trabalho mesmo no período de isolamento social”, comenta. “Depois da pandemia queremos trabalhar mais, esse é o motivo de levar conteúdo além de estar perto do público”.

 

Além da divulgação no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), toda semana, a equipe da Secretaria também intensificou a programação do calendário de lives nas redes sociais (@culturadoam) e aplicativo (Cultura.AM).

 

Confira a programação da última “Agenda virtual”!

 

Quinta (27/08)

 

20h – A Amazonas Filarmônica apresenta o concerto “Quinteto de Sopros” na programação “A Arte Agradece a Vida”, em homenagem aos profissionais da saúde.  No repertório do concerto,  obras de Joseph Haydn (“Divertimento n.1 em si bemol maior, Hob.II:46”, versão para quinteto de sopros); Jacques Ibert (“Três peças breves”); Lorenzo Fernandez (“Suíte para Quinteto de Sopros”); e Ronaldo Miranda (“Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros”).

 

O público pode acompanhar a apresentação pelo Facebook do Governo do Amazonas (GovernodoAmazonas), Facebook e YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta.

 

21h30 – O cantor Luso Neto encerra a temporada de lives com o show “Revival”, reunindo músicas que o artista apresentou nas 14 lives feitas no período de isolamento social. Transmissão no Facebook (Luso Neto)

 

Sábado (29/08)

 

15h – A última live do circuito Malaba Jam Festival começa com DJ Kimo, que abre a programação no canal do evento no Youtube (/MalabaJamFestival) com set de trance. Em seguida, a Johnny Jack Mesclado recebe os cantores Magaiver, da banda Casa de Caba; e Daniel D’Araújo.

 

A apresentação tem a proposta de arrecadar doações para o Grupo de Apoio Raio de Sol, que atende crianças e adolescentes com doenças no sangue, a maioria do interior do Amazonas.

 

17h – As cantoras Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Fátima Silva e Cláudia Trindade fazem o show “Elas Cantam Samba”, com transmissão pelo Facebook e Youtube (@lucilenecastro).

 

20h – Com o objetivo de apresentar um pouco do que seria o “Festival de Cirandas 2020”, as Cirandas de Manacapuru apresentam uma live especial direto do Parque do Ingá. A Ciranda Guerreiros Mura será a primeira se apresentar. Na sequência tem apresentação da Flor Matizada e da Tradicional, campeã do festival de 2019, que encerrará a live.

A transmissão será pela TV A Crítica, canal 4 da TV aberta, e pelas redes sociais das agremiações: @cirandaguerreirosmura, @cirandaflormatizada, @tradicionalciranda.

 

20h – A live “Tributo a Charlie Parker” reunirá, no palco do Teatro Amazonas, os músicos Ênio Prieto (saxofone), Regis Gontijo (guitarra), Sérvio Túlio (contrabaixo), Alex Diego (trompete), Júlio Feitosa (piano) e Yuri Lima (bateria). A apresentação, que será transmitida pela TV Encontro das Águas e pelo Amazonsat, contará com participações especiais de Humberto Amorim e Alexandre Oliveira.

 

Segunda (31/08)

 

9h – A bailarina Luana Moreira, do Balé Folclórico do Amazonas, faz live de uma aula de alongamento. No Facebook da companhia (Balé Folclórico do Amazonas – BFA).

 

20h – A Amazonas Band apresenta o espetáculo “Recomeço”, o primeiro dos concertos comemorativos de 20 anos da banda. A apresentação faz parte do projeto “A Arte Agradece a Vida”, em homenagem aos profissionais da saúde.

 

No repertório, composições que fazem parte da história da banda, entre elas, “Tristeza”, de Haroldo Lobo e Niltinho; “The Mighty Urubamba”, de Daniel Barry; e “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil; e “Latin Import”, de John Fedchock.

 

O público pode acompanhar a apresentação pelo Facebook do Governo do Amazonas (GovernodoAmazonas), Facebook e YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.