*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Ney Nobre (MDB), voltou ao centro de uma polêmica após a divulgação de um vídeo em que afirma que irá armado à Câmara Municipal. A declaração ocorre dias após ele ter sido condenado pela Justiça Federal do Amazonas a 10 anos e 4 meses de prisão em regime fechado por fraudes em financiamentos rurais, com indenização de R$ 374 mil ao Banco da Amazônia (Basa).
A condenação se refere ao envolvimento em fraudes no financiamento rural do Banco da Amazônia (Basa), por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Apesar da condenação, o vereador poderá recorrer em liberdade.
No último dia 14, a Câmara Municipal de Itacoatiara decidiu, por unanimidade, arquivar o pedido de cassação do mandato de Ney Nobre. Na ocasião, o vereador Hygor Magalhães (DC) expulsou do plenário o repórter Melk Santos, do Portal Online Multimídia, sob ameaça de algemá-lo caso não deixasse o local.
No vídeo que repercutiu nas redes sociais, Ney Nobre aparece sem camisa, com uma cerveja na mão, ao lado de um amigo, que o questiona sobre dívidas com portais de notícias locais.
Após a negativa do parlamentar, o amigo afirma que jornalistas estarão presentes na Câmara no dia seguinte, momento em que o vereador dá a entender que os aguardará armado “com a 20”, em referência à espingarda calibre 20. O amigo ainda complementa: “E um ‘três oitão’”, referindo-se a um revólver calibre 38.
Ver essa foto no Instagram
