*Da Redação Dia a Dia Notícia
Condenado pela morte do ambientalista Chico Mendes a 19 anos de prisão, Darci Alves Pereira assumiu a presidência municipal do Partido Liberal na cidade de Medicilândia, no oeste do estado do Pará. A posse ocorreu no final de janeiro. O município foi nomeado em homenagem ao ditador Emílio Garrastazu Médici, presidente da ditadura militar.
A informação foi obtida pelo portal O Eco junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A filiação de Darci ao PL ocorreu em novembro de 2023, mas a solenidade de posse só ocorreu em 26 de janeiro de 2024. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Medicilândia e contou com participação do deputado estadual Rogério Barra, secretário-executivo da legenda no Pará e padrinho político de Darci.
Embora o PL não tenha detalhado os planos para o réu confesso, Darci Pereira se apresenta como pré-candidato a vereador sob a alcunha de Pastor Daniel em suas redes sociais. Segundo as informações d’O Eco, Darci se tornou evangélico e trabalha como líder na igreja Assembleia de Deus Última Hora.
Uma moradora revelou ao portal que nem todos os moradores conhecem a história do pastor, que se apresenta como Daniel para todos.
“Ele é uma pessoa que todo mundo conhece e respeita muito […] Ele é conhecido por ser um líder na comunidade, por doar dinheiro pra igreja, doar dinheiro para os mais necessitados, é um bom pai, é um bom esposo. É isso o que a comunidade fala. Ele não carrega a alcunha do assassino do Chico Mendes. Do ponto de vista das pessoas daqui, ele é como se fosse um herói. Essa é a narrativa usada, ele é a pessoa que conseguiu matar o cara que estava travando o desenvolvimento”, explicou.