Manaus, terça-feira 6 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Condenada pelo STF, Carla Zambelli diz que deixou o Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) (Lula Marques/EBC/Agência Brasil)

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) informou, nessa terça-feira (3), que saiu do Brasil. Ela anunciou que está na Europa e vai pedir afastamento do cargo. “Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, eu vim a princípio buscando tratamento médico, que eu já fazia aqui, e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, afirmou a deputada em entrevista à Rádio Auri Verde Brasil.

O anúncio foi feito 20 dias depois de a parlamentar ser condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 10 anos de prisão pela invasão ao sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli foi condenada, em maio. Ela é alvo de outro inquérito no STF por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Ainda durante a entrevista, a deputada voltou a criticar o STF e afirmou que, fora do Brasil, pretende levar suas denúncias às autoridades europeias. “Queria deixar claro que não é um abandono do país, não é desistir da minha luta. Muito pelo contrário: é resistir. É poder continuar falando o que quero falar. É voltar a ser a Carla que eu era antes das amarras que essa ditadura nos impôs”, declarou Zambelli.

À CNN, a deputada afirmou que deve morar na Itália por ter a cidadania italiana e, por este motivo, não poderá ser deportada do país para retornar ao Brasil.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.