*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A partir desta segunda-feira (15), caminhoneiros sem operações de transporte de cargas registradas no primeiro semestre, de 1º de janeiro a 27 de julho de 2022, podem preencher a autodeclaração para ganhar as duas primeiras parcelas do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga, o BEm Caminhoneiro.
Os valores das parcelas são de R$ 1 mil, sendo disponibilizado em agosto com o valor de R$ 2 mil, pelo mês retroativo. Os motoristas devem realizar uma vez para receber as próximas parcelas do benefício, a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC (Transportadores Autônomos de Cargas) através do Portal Emprega Brasil ou da Carteira de Trabalho Digital até o dia 29 de agosto de 2022.
Além disso, é preciso possuir o RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) em situação “ativo” no dia 27 de julho, para ter o direito ao auxílio. Sendo assim, as duas primeiras parcelas da verba estará disponível no período previsto de 6 de setembro.
Para os motoristas que estiverem “suspensos” ou “pendentes” no dia 27 de julho, podem regularizar suas situações. Se esse status mudar para “ativo” até 29 de agosto, poderão estar recebendo a segunda parcela no dia 6 de setembro.