A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de sangue, principalmente O+, O- e de tipagens negativas em Manaus, após registrar uma queda de 50% no estoque de sangue em julho deste ano.
Atualmente, o Hemoam registrou um índice crítico, principalmente dos tipos O+ e O-, tendo em vista que no início do mês, contavam com mil bolsas e já nos últimos dias, está com cerca de 500 bolsas que são distribuídas para 39 unidades hospitalares em Manaus e 45 cidades do interior do Amazonas.
A Fundação está recebendo cerca de 140 doadores por dia, mas para conseguir regularizar o estoque de sangue, precisam de 220 a 250 doações por dia.
Um dos fatores apontados pelo órgão que pode ter afetado o esquema de doação de sangue são os casos de Covid-19 e demais síndromes respiratórias, porque pessoas com essas doenças não podem fazer doações, mesmo que estejam com sintomas leves ou não apresentem sintomas, precisam esperar de 10 a 15 dias para estarem aptas. Além de que pessoas que tiveram contatos com infectados, também precisam esperar sete dia para doar.
Quem pode doar?
Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.
Quem não pode doar?
- Quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
- Pessoas com comportamento sexual de risco;
- Usuário de drogas;
- Quem teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
- Quem apresentou febre nos últimos 30 dias;
Mais informações e esclarecimentos podem ser tirados por meio dos telefones 3655-0166 ou 3655-0271; ou pelo WhatsApp 98431-9920. As redes sociais do Hemoam estão fora do ar durante o período eleitoral, em cumprimento à Lei 9.504/97