*Da Redação Dia a Dia Notícia
Derick Almeida, sobrinho do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), publicou um vídeo em suas redes sociais, onde utiliza do programa “Asfalta Manaus” para promover a campanha eleitoral do tio. No vídeo, ele afirma que está cumprindo “uma promessa feita em nome de David Almeida” para asfaltar a rua da comunidade. O filho do deputado estadual Daniel Almeida (Avante), irmão de David, aparece fazendo o uso de praguinha de campanha nas imagens.
Tal promessa, feita em período de campanha eleitoral em troca de votos ou apoio ao tio, pois vale destacar que Derick Almeida não é candidato nas eleições deste ano, pode se configurar como captação ilícita de sufrágio ou conhecida popularmente como “compra de votos”.
De acordo com a lei de eleições, o crime ocorre quando há a “doação, oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição”.
Caso a irregularidade seja reconhecida por sentença judicial junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), pode ocorrer a cassação do registro ou do diploma e a aplicação de multa ao candidato em questão.
O vídeo foi registrado na comunidade Celebridade, localizada na zona Norte da capital. O sobrinho de Almeida aparece junto a um líder comunitário do local e uma pastora, mostrando um serviço de asfaltamento na comunidade, que seria promessa do prefeito. O sobrinho de David aproveita para pedir apoio dos moradores da comunidade à reeleição de seu tio.
“Estamos aqui na comunidade Celebridade, 1ª etapa, junto com a pastora Mônica, estamos vindo aqui, retornando para concluir uma promessa que tínhamos feito em nome do prefeito David Almeida de que dias melhores viriam para essa comunidade e aqui tá a resposta”.
As imagens também demonstram clara conotação de propaganda eleitoral, uma vez que Derick Almeida aparece a todo momento com um adesivo em sua camisa com o número 70, de David Almeida, além das falas e descrição da publicação nas redes sociais.