*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retoma na próxima semana o julgamento que pode cassar o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) por mau uso do fundo eleitoral. A corte já formou maioria pela cassação e anulação dos votos do líder da Frente Parlamentar Evangélica. Preventivamente, a defesa de Câmara interpôs um recurso especial, aceito pelo presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, para que o caso seja analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O despacho foi publicado nessa sexta-feira (19). Agora, o Ministério Público Eleitoral terá três dias para apresentar seus pareceres à Corte Superior. No relatório que pede a cassação de Silas Câmara, o juiz Pedro de Araújo Ribeiro pontuou que foi comprovada “irregularidade de despesas realizadas com o fretamento de aeronaves revela destacada gravidade, porque corresponde à possibilidade de acesso a municípios e a eleitores inalcançáveis para a maioria dos candidatos ao pleito proporcional”.
Prefeitura de Manaus aluga prédio escolar da igreja de Silas Câmara por R$ 3 milhões
Julgamento que pode cassar mandato de Silas Câmara será retomado em 24 de janeiro
Caso Silas Câmara seja cassado e seus votos anulados, o Republicanos perderá as duas vagas no Amazonas por ficar abaixo da cláusula de barreira, fazendo com que o deputado Adail Filho perca seu mandato. Por outro lado, o recálculo de votos garante ao Partido Liberal (PL) e ao União Brasil (União) uma cadeira cada. Os beneficiados pelo fato seriam o ex-senador Alfredo Nascimento (PL) e, até pouco tempo atrás, o ex-deputado Pauderney Avelino (União).
Com a ida de Fausto Júnior (União) para uma secretaria do governo Wilson Lima (União), Pauderney assumiu sua cadeira como primeiro suplente do partido. Sendo assim, a segunda vaga disponível à legenda ficaria para o ex-deputado Delegado Pablo.