A partir desta segunda-feira (15), em Manaus, o segundo ciclo de retomada de atividades não essenciais terá início, permitindo a reabertura de estabelecimentos como restaurantes, lojas de departamentos e livrarias. Aulas da rede estadual, municipal e federal, assim como creches e universidades particulares, continuam suspensas presencialmente.
A retomada de funcionamento das escolas e demais unidades dos órgãos do sistema público de ensino terá uma data específica, elaborada com fundamento nas diretrizes do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, além dos parâmetros de situação da pandemia.
Para as escolas particulares, o retorno está previsto para 06 de julho, no último ciclo do plano do Governo Estadual, que também prevê a reabertura de creches e universidades da rede privada.
Comunidade escolar
Mesmo sem data definida para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto iniciou, neste domingo (14/06), um momento de escuta da comunidade escolar. O objetivo é captar informações sobre o cenário pós-medidas de isolamento social e de suspensão das aulas presenciais. Desta forma, a secretaria pretende adaptar as mudanças pedagógicas e protocolos de Saúde à realidade da comunidade escolar.
Os questionários estão disponíveis no site da Secretaria de Educação (www.educacao.am.gov.br). Quatro questionários foram elaborados na plataforma Google Forms direcionados a diferentes públicos: pais e responsáveis; servidores administrativos; professores e pedagogos; e gestores.
As pesquisas abordam a saúde física e mental da comunidade escolar, se houve falecimento na família, causado pela doença no período de isolamento, por exemplo. Para os gestores, pedagogos e professores, estão sendo levantadas, ainda, informações sobre as metodologias aplicadas durante o regime de aulas não presenciais, as atividades planejadas para o retorno às salas de aula e como a escola e o corpo docente podem dar suporte para os estudantes.
A partir das respostas, a secretaria pretende desenvolver estratégias de atenção psicossocial e pedagógicas, segundo explica o secretário de Estado de Educação e Desporto em exercício, Luis Fabian Barbosa. “Existem recomendações gerais baseadas nos protocolos de Saúde que estão sendo seguidas no mundo todo, mas precisamos de um diagnóstico da rede estadual para saber como adaptar essas medidas para nossa realidade”, ressalta.
Supletivo Seduc
O cadastro, agendamento e aplicação do Provão Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem suspensos presencialmente pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Os interessados em concluir os ensinos fundamental e médio pelo Provão Eletrônico podem fazer agendamento on-line e aguardar confirmação de datas disponíveis. O endereço para inscrição é o http://examesupletivo.seduc.
*Com informações da assessoria