*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus apareceu em uma lista de destinos turísticos do jornal The New York Times, dos Estados Unidos. A cidade é um dos únicos destinos brasileiros citados pelo periódico, ao lado dos lençóis maranhenses. O jornal nova-iorquino teceu diversos elogios à culinária local e fez recomendações de restaurantes famosos da capital amazonense.
A capital do maior estado do norte figura na posição 41 entre os 52 destinos apresentados pelo jornal estadunidense. A lista é encabeçada pela cidade de Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido. Os Lençóis Maranhenses aparecem na 11ª posição.
“Restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manaus pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas com tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, os ingredientes amazônicos são uma realidade”, descreveu o jornal.
O NYT ainda recomenda o restaurante Biatuwi, primeiro restaurante indígena da capital inaugurado em janeiro de 2021. Com pratos feitos pela chef sateré-mawé Clarinda Ramos, o local “homenageia receitas e técnicas culinárias ancestrais. Drinks são feitos de batatas roxas fermentadas, e a pimenta é usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes como a quinhampira”.
O jornal recomenda ainda os restaurantes Banzeiro e Moquém do Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, conhecido também por ter ajudado comunidades indígenas yanomami ameaçadas a comercializar seus cogumelos nativos; o bistrô Caxiri, localizado em uma “construção colonial com vista par ao Largo São Sebastião” e o Fitz Carrado, nas dependências do hotel boutique Villa Amazônia.
Resposta positiva
O prefeito em exercício de Manaus, Marcos Rotta (PP), afirmou que a cidade “é um dos maiores destinos turísticos no Brasil. Aqui temos um dos maiores biomas e uma gastronomia exótica, que carrega uma identidade muito forte, além de afetividade, sabores e saberes oriundos da floresta amazônica”.
A diretora-presidente, em exercício, da Manauscult, Oreni Braga, avalia a publicação do The New York Times como muito positiva para a capital amazonense.
“Manaus desponta entre os 52 melhores destinos turísticos do mundo, considerado por um dos maiores jornais mundiais, que é o The New York Times. Ela é a única cidade do Norte e a única cidade brasileira que aparece nessa pesquisa. É claro que os Lençóis Maranhenses aparecem como atrativos, mas, como cidade, Manaus está apontada neste jornal como o melhor destino da gastronomia exótica do Brasil”, destaca.